Seguidores

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A Felicidade e as Idades da Vida



O que torna infeliz a primeira metade da vida, que apresenta tantas vantagens em relação à segunda, é a busca da felicidade, com base no firme pressuposto de que esta deva ser encontrável na vida: o resultado são esperanças e insatisfações continuamente frustradas. Visualizamos imagens enganosas de uma felicidade sonhada e indeterminada, entre figuras escolhidas por capricho, e procuramos em vão o seu arquétipo.
Na segunda metade da vida, a preocupação com a infelicidade toma o lugar da aspiração sempre insatisfeita à felicidade; no entanto, encontrar um remédio para tal problema é objectivamente possível. De facto, a essa altura já estamos finalmente curados do pressuposto há pouco mencionado e buscamos apenas tranquilidade e a maior ausência de dor possível, o que pode ocasionar um estado consideravelmente mais satisfatório do que o primeiro, visto que ele deseja algo atingível, e que prevalece sobre as privações que caracterizam a segunda metade da vida.

Arthur Schopenhauer, in "A Arte de Ser Feliz"

4 comentários:

r disse...

Eu tenho sérias dúvidas sobre os pensamentos de um tipo que pensava as mulheres como seres de longos cabelos e ideias curtas. Apesar de, a ideia da arte como transfiguração (digamos assim) da dor, seja algo que me cativa o intelecto.

angela disse...

Ainda bem que a gente vai aprendendo a viver melhor, pois a vida nos apresenta coisas dificeis neste periodo da vida.

Anónimo disse...

SOBRE A TERÇEIRA IDADE, TODOS OS DIAS SE NOS DEPARAM , NOTICIAS ABERRANTES, COMO A DE ONTEM NOS PRINCIPAIS NOTICIÁRIOS.
-DE JANEIRO PARA CÁ, SUBIU 50%, O NUMERO DE VELHINHOS AGREDIDOS PELOS FILHOS, ORA POR DEZAVENÇAS VÁRIAS, ORA POR OS FILHOS QUEREREM AS PARCAS MOEDAS DE SUAS REFORMAS, DISSERAM TAMBEM QUE 80%DOS VELHINHOS QUE DÃO ENTRADA NOS HOSPITAIS , VÃO DESIDRATADOS E MAL CUIDADOS, E QUE SÓ VÊEM OS FAMILIARES NA HORA DE OS LEVAREM
LÁ, DEPOIS NUNCA MAIS OS VÃO
BUSCAR.PRINCIPALMENTE NAS FÉRIAS DE VERÃO.
-OUSSO A MINHA MÃE DIZER QUE ANTIGAMENTE, AS CASAS TINHAM APENAS 2 QUARTOS, A NÃO SER ALGUMA MAIS SENHORIAL, E QUE OS FILHOS NASCIAM EM CASA ERA TUDO EDUCADO A NÃO FALTAR ESPAÇO A NINGUEM:
-AGORA FAZEM-SE RESIDENCIAIS AUTENTICAS, COM 2 E 3 CASAS DE BANHO NOS QUARTOS E QUANDO CHEGA A ALTURA DE OS PAIS PRECISAREM DE CUIDADOS , NA VEZ DE SE PAGAR A UMA PESSOA AO MES, PARA LHES CUIDAR DO PAI OU DA MÃE, PORQUE À NOITE TODOS PODEM CUIDAR TIRANDO QUEM TEM MÁ VONTADE, VÃO DAR E PREFEREM DAR 1500 EUROS NUM LAR SÓ PARA OS NÃO TER POR PERTO.HOJE AINDA SE VÊ POR AQUI MUITO DISSO, AÍ NÃO SEI, MAS MANUEL OUSSO DIZER QUE A BÉLGICA É TÃO MELHOR QUE PORTUGAL!
BEIJINHO. DE C.

Unknown disse...

Na Bélgica o Estado em primeiro lugar protege as crianças,depois os idosos,as mulheres e por fim os animais,o homem não é prioridade.

Beijo,
para Coimbra