Seguidores

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vida Ilusória



Ao mesmo tempo que a realidade é uma fábula, simulações e enganos são considerados como as verdades mais sólidas. Se os homens se detivessem a observar apenas as realidades, e não se permitissem ser enganados, a vida, comparada com as coisas que conhecemos, seria como um conto de fadas ou as histórias das Mil e Uma Noites.
Se respeitássemos apenas o que é inevitável e tem direito a ser, a música e a poesia ressoariam pelas ruas fora. Quando somos calmos e sábios, percebemos que só as coisas grandes e dignas têm existência permanente e absoluta, que os pequenos medos e os pequenos prazeres não passam de sombra da realidade, o que é sempre estimulante e sublime. Por fecharem os olhos e dormirem, por consentirem ser enganados pelas aparências, os homens em toda a parte estabelecem e confinam as suas vidas diárias de rotina e hábito em cima de fundações puramente ilusórias.

Henry David Thoreau, in 'Walden'

3 comentários:

Denise disse...

Tem um lugar em cada um de nós cuja grandeza é imortal. É o abrigo permanente de todas as coisas - grandes e pequenas. Somente ali está contida a inteireza do Ser.

Beijos

Regina Rozenbaum disse...

Sabe, ultimamente ando precisando de um cadim de ilusão... A realidade anda dura demais.
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

angela disse...

Muita ilusão nos mantém imóveis.
Lindo texto
beijos