Seguidores

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A propósito de livros!



"Dizes tu que os livros te não consolam!? Que te irritam!? Que blasfémia, minha Júlia! Pois há lá melhores amigos!? Os livros, mas livros destes em que a alma dos bons anda sangrando por todas as suas páginas; livros
 que eu beijo de joelhos, como se enternecidamente beijasse as mãos benditas dos que os escreveram! Lê os versos de António Nobre, o meu santo poeta da Saudade. Lê o «Fel» de José Douro, o malogrado poeta esquecido e desprezado. Lê «Doida de Amor» de Antero de Figueiredo, e depois diz-me se eles te irritam!..."

(Florbela Espanca)

Bom fim de semana.

4 comentários:

chica disse...

Lindo texto sobre os livros! Bela escolha! abraço,chica e lindo fim de semana!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido amigo

Florbela era diferente e profunda nos seus sentires.
Um bom fim de semana

Sonhadora

Viviana disse...

Olá, meu caro Manuel

Que texto tão interessante!
Achei lindo, lindo!

A Florbela tem razão.

Ah! os livros!
Quase estou como ela...

Nesta casa há milhares de livros, que enchem uma divisão até ao teto...e há muitos outros na sala e ainda outros no sotão.
A maioria nunca foram lidos.Estão fechados com a sua riqueza escondida...
Dei por mim há dias, a olhá-los com carinho e como que a pedir-lhes desculpa por assim serem tratados.
Eu vou até eles, de vez em quando e recolho um molho deles e trago para aqui para este meu canto.

Desculpe a extensão do comentário.

um abraço e um bom fim de semana
Viviana

Élys disse...

Florbela sempre maravilhosa em tudo que escrevia.
Um abraço.
Tenha uma bela semana.
Élys.