Seguidores

domingo, 9 de dezembro de 2012

Literatura

Tereza Batista Cansada da Guerra.

Jorge Amado.

No sertão de Sergipe, perto da fronteira com a Bahia, aos treze anos incompletos a órfã Tereza Batista é vendida pela tia a um fazendeiro pedófilo e brutal. Depois de estuprá-la, ele a mantém cativa em sua propriedade. Amadurecida precocemente, e do modo mais doloroso, a menina se tornará uma mulher valente e decidida. Tereza Batista é sem dúvida uma das mais fascinantes heroínas de Jorge Amado, talvez a mais completa e complexa, que reúne os atributos de todas as outras: a valentia de Rosa Palmeirão, a sensualidade de Gabriela, a doçura de dona Flor, a altivez de Tieta.
As peripécias dessa heroína que "tinha aversão a badernas", que "não tolerava ver homem bater em mulher" são contadas por várias vozes. Um funcionário público, um pai-de-santo, a célebre ialorixá Mãe Senhora e até o poeta Castro Alves, retornado do mundo dos mortos, ajudam a relembrar e exaltar os feitos da protagonista. Um dos mais notáveis deles - ter comandado as meretrizes de uma cidade no combate a uma epidemia - é narrado à maneira de um romance de cordel, no capítulo "ABC da peleja entre Tereza Batista e a bexiga negra". Em outro episódio, ela lidera uma greve de prostitutas em Salvador. Em um terceiro, nocauteia um homem num cabaré de Aracaju depois de vê-lo bater na amante.
Escrito em 1972, quando Jorge Amado tinha sessenta anos, Tereza Batista cansada de guerra atesta a maestria desenvolvida pelo escritor baiano ao longo de quatro décadas de literatura. No conjunto de seus romances, destaca-se como um dos mais vigorosos do ponto de vista político - fato ainda mais notável por ter surgido no auge da ditadura militar - e um dos mais ousados no terreno do erotismo.

7 comentários:

Sandra Portugal disse...

Hj mesmo li que esculpuram Jorge Amado e Zelia Gattai e essa linda homenagem ficara exposta em Salvador.
Como e bom termos escritores como eles.
Aproveito para contar que o Projetando Pessoas agora tem uma marca propria, agradeco ouvir sua opiniao.
Abraco
Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

Amara Mourige disse...

Olá Manuel, Tereza Batista cansada de guerra é dos melhores livros do querido Jorge Amado!Ótimo texto!
Um abraço
Amara

Célia disse...

Um romance "real" e verdadeiro em pleno século XXI. Atualíssimo!
Abraço, Célia.

pensandoemfamilia disse...

Gosto muito de Jorge Amado , mas não li este livro.
bjs

Yasmine Lemos disse...

Jorge sempre Amado.Gosto de tudo do autor
bjs

Fê blue bird disse...

Já li quase todos os livros de Jorge Amado, como me escapou este? Vou ler com certeza.
Obrigada.

beijinhos

Dalva M. Ferreira disse...

Olha só. Li esse livro na minha mocidade, preciso reler, com outros olhos, outra experiência de vida. O mais triste é que essa realidade que o Jorge Amado retrata ainda existe.