Seguidores

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A Minha Saudade Tem o Mar Aprisionado

A minha saudade tem o mar aprisionado
na sua teia de datas e lugares.
É uma matéria vibrátil e nostálgica
que não consigo tocar sem receio,
porque queima os dedos,
porque fere os lábios,
porque dilacera os olhos.
E não me venham dizer que é inocente,
passiva e benigna porque não posso acreditar.
A minha saudade tem mulheres
agarradas ao pescoço dos que partem,
crianças a brincarem nos passeios,
amantes ocultando-se nas sebes,
soldados execrando guerras.
Pode ser uma casa ou uma rede
das que não prendem pássaros nem peixes,
das que têm malhas largas
para deixar passar o vento e a pressa
das ondas no corpo da areia.
Seria hipócrita se dissesse
que esta saudade não me vem à boca
com o sabor a fogo das coisas incumpridas.
Imagino-a distante e extinta, e contudo
cresce em mim como um distúrbio da paixão.

José Jorge Letria, in "A Metade Iluminada e Outros Poemas

25 comentários:

Leonor Varela disse...

Boa noite meu amigo
mas que curtas férias mas já sentia a sua falta.
Espero que tenha recarregado energia para mais uma etapa da vida de trabalho

Bonito poema para começar
Um beijo e um bom dia amanhã

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Belle disse...

A saudade é um sentimento que desperta várias sensações!!
Lindo texto!!!
bjo

angela disse...

Manuel
Bom te-lo aqui!
tem prêmio para você no meu blog, venha busca-lo.
Tem sentimentos que achamos que já se foram e na verdade reaparecem com grande intensidade.
beijo

Anónimo disse...

QUE BOM.
JÁ CHEGOU,FOI REALMENTE UM VOLTO JÁ.
-SORRIR SIGNIFICA APROVAR,
ACEITAR,ENTÃO ABRA UM SORRISO AO MUNDO INTEIRO,POIS NÓS DESTE LADO E FAZENDO PARTE DESTE MESMO MUNDO,QUEREMOS OFERECER-LHE O MELHOR.
QUEREMOS LER O QUE ESCREVE E SENTI-LO, PERTO, MUITO MUITO PERTO..BEIJINHO DE BOAS VINDAS...
DE---C.

Graça Pereira disse...

As férias foram boas?
Para retorno, a escolha do poema,merece nota vinte! Não o conhecia e acho que me identifico nestes versos e num tempo vivido "do outro lado do mundo"! Um grande abraço Graça

Unknown disse...

Lamento,mas as ferias ainda não acabaram.Acabarão la pra o fim do mês.

"A minha saudade tem o mar aprisionado"

Foi pubicado porque não resisti ao vosso encanto.

Abraços e beijos para todos.

Anónimo disse...

VAMOS FAZER DE CONTA TÁ?
PORQUE JÁ É IMPOSSIVEL NÃO VIR AQUI ESPREITAR,ASSIM FAZEMOS DE CONTA QUE ACABARAM AS FÉRIAS,PORQUE HÁ QUATRO COISAS QUE NÃO TEÊM RECUPERAÇÃO POSSIVEL.
-A PEDRA- DEPOIS DE ATIRADA.
-A PALAVRA-DEPOIS DE PROFERIDA.
-A OCASIÃO- DEPOIS DE PERDIDA.
-O TEMPO- DEPOIS DE PASSADO.
BEIJINHO CARINHOSO, E SAUDOSO...

AFRICA EM POESIA disse...

Manuel

toc...toc...Toc...

Quem é?

sou eu???

Entre...

Já entrei...

Sabe uma coisa?

o quê?

Tive saudades...

De quê?


Da Escrita.
Do estar...
Do lugar vazio...


agora...Um café e um beijo

Anónimo disse...

HÁ PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DE COMPUTADOR,POIS AINDA NÃO DESCOBRIRAM AS POSSIBILIDADES QUE PODE PROPORCIONAR...
DIRÃO QUE ESTA TROCA DE MENSSAGENS NÃO SUBSTITUIRÁ UM ABRAÇO.
-É VERDADE...
POREM, NOS ULTIMOS TEMPOS ME SENTI ABRAÇADA, MUITAS VEZES, ATRAVÉS DAS MENSSAGENS RECEBIDAS...
UM BEIJINHO CARINHOSO, E BONS MOMENTOS.

Menina do Rio disse...

A saudade tem um gosto as vezes doce, as vezes amargo.
Texto lindo!

beijos

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

A minha saudade tem o mar aprisionado
na sua teia de datas e lugares.

Coisa mais linda escreveu o poeta José Jorge Letria.

Você sempre nos brinda com maravilhas,
saudosamente,
Efigenia Coutinho

PedrasTuas disse...

Querido Amigo ainda em merecidas férias...

Deixou-nos um doce, mais uma razão para ter saudades...

Aproveite as férias!

Um abraço com um mar em pano de fundo!!

PedrasTuas disse...

Ainda o Mar que quase sempre me rodeia...

Não Fora o Mar!

Não fora o mar,
e eu seria feliz na minha rua,
neste primeiro andar da minha casa
a ver, de dia, o sol, de noite a lua,
calada, quieta, sem um golpe de asa.

Não fora o mar,
e seriam contados os meus passos,
tantos para viver, para morrer,
tantos os movimentos dos meus braços,
pequena angústia, pequeno prazer.

Não fora o mar,
e os seus sonhos seriam sem violência
como irisadas bolas de sabão,
efémero cristal, branca aparência,
e o resto — pingos de água em minha mão.

Não fora o mar,
e este cruel desejo de aventura
seria vaga música ao sol pôr
nem sequer brasa viva, queimadura,
pouco mais que o perfume duma flor.

Não fora o mar
e o longo apelo, o canto da sereia,
apenas ilusão, miragem,
breve canção, passo breve na areia,
desejo balbuciante de viagem.

Não fora o mar
e, resignada, em vez de olhar os astros
tudo o que é alto, inacessível, fundo,
cimos, castelos, torres, nuvens, mastros,
iria de olhos baixos pelo mundo.

Não fora o mar
e o meu canto seria flor e mel,
asa de borboleta, rouxinol,
e não rude halali, garra cruel,
Águia Real que desafia o sol.

Não fora o mar
e este potro selvagem, sem arção,
crinas ao vento, com arreio,
meu altivo, indomável coração,

Não fora o mar
e comeria à mão,
não fora o mar
e aceitaria o freio.

Fernanda de Castro, in "Trinta e Nove Poemas"

Lídia Borges disse...

José Jorge Letria - Sempre recomendável.

Este, é sem dúvida um belo poema!

L.B.

Lucía.uy disse...

Hola Manuel! bueno, bueno! me voy por un ratito y aquí se llenó de gente!
buenas vacaciones amigo!
un abrazo

Ava disse...

Saudade aprisionada...

Essa talvez seja a pior das saudades...

É preciso que a solte...rs

Saudade mata a gete... aos poucos... a contas gotas...


Beijos em seu coração!

angela disse...

Estou com saudades,
abraços

AFRICA EM POESIA disse...

Quando acabam as Férias???

Beijos

Anónimo disse...

Fala-Me De Amor
Santos & Pecadores

I- Acabei por ter
Um fraco por ti
Que foi como veio
E eu não percebi

Pergunto como está
A velha certeza
Será que tu sabes
O que correu mal

É que hoje eu já sabia dizer

Ama- me, leva- me p'ra lá do meu horizonte
Falando de amor
Fala- me de amor

Segue-me, prende-me p'ra lá do meu horizonte
Falando de amor
Fala- me de amor

II- Quero-te dizer
Que ainda estou aqui
Todo o tempo à espera
De ti

Quero-te alcançar
E estou a pedir
P'ra ser como era
Quando te conheci

"A Minha Saudade Tem o Mar Aprisionado"

Ângela disse...

OI, MANUEL!!!
TENHA UMA OTIMA SEMANA.
"DENTRO DE CADA UM DE NÓS OCULTA-SE UMA LINDA SINFONIA REGIDA PELA MÃO DE DEUS, NUNCA ESTAMOS SÓS, É NO SILENCIO QUE OUVIMOS MARAVILHAS."
BEIJOS
ÂNGELA

Anónimo disse...

DENTRO DE CADA UM DE NÓS,
A MUSICA É SEMPRE BELA, MAS NEM SEMPRE O ECO A TRANSMITE DA MESMA MANEIRA, DAÍ ELA POR VEZES PARECER MAIS AGRESTE.
BEIJINHOS PARA TODOS OS QUE POR AQUI VÃO PASSANDO À ESPERA DO MANUEL,E TUDO BOM PARA TODOS.

angela disse...

Manuel
Tem um selo em meu blog para você, venha busca-lo
Quando retrnar, é claro.
beijos

mariabesuga disse...

o mar dentro da saudade
que, prisioneira, se não importa
prende ao pescoço as razões
em rede de malha larga
solta ao destino as paixões...


por isso é que este poema é uma escolha acertada... ou concertada com os sentidos.

Um abraço

Unknown disse...

Olá amigo, voltei das férias, como tem passado?
Espero que tudo esteja bem.
Deixo um abraço amigo.
Manuela