Seguidores

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Andáva a Lua nos Céus



Andáva a lua nos céus
Com o seu bando de estrellas.

Na minha alcova,
Ardiam vellas,
Em candelabros de bronze.

Pelo chão, em desalinho,
Os velludos pareciam
Ondas de sangue e ondas de vinho.

Elle olhava-me scismado;
E eu,
Placidamente, fumava,
Vendo a lua branca e núa
Que pelos céus caminhava.

Aproximou-se; e em delirio
Procurou ávidamente,
E ávidamente beijou
A minha boca de cravo
Que a beijar se recusou.

Arrastou-me para Elle,
E, encostado ao meu hombro,
Fallou-me d'um pagem loiro
Que morrêra de Saudade,
Á beira-mar, a cantar...

Olhei o céu!
Agora, a lua, fugia,
Entre nuvens que tornavam
A linda noite sombría.

Déram-se as bocas n'um beijo,
- Um beijo nervoso e lento...
O homem cede ao desejo
Como a nuvem cede ao vento.

Vinha longe a madrugada.

Por fim,
Largando esse corpo
Que adormecêra cansado
E que eu beijára loucamente
Sem sentir,
Bebia vinho, perdidamente,
Bebia vinho... até cahir.

António Botto, in 'Canções'

12 comentários:

Maria Rodrigues disse...

A lua, companheira dos poetas e dos amantes, excelente escolha.
Beijinhos
Maria

Lídia Borges disse...

António Botto e a sua sempre presente irreverência.


L.B.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina Fernandes disse...

Belíssimo o deambular poético...
Um abraço,
Chris

Betty Gaeta disse...

Oi Manuel,
Poema belíssimo! De qdo é? Me pareceu ser português arcaico.
Bjkas e uma noite maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

Marilu disse...

Querido amigo, quanta paixão e sedução nesse lindo poema. Beijocas

lis disse...

Oi Manuel
A lua e as estrelas nos inspiram e deixa-nos assim querendo beijos rs
na falta deles, um cálice de vinho
como sugere o poeta.
A imagem está muito bela também.

bons abraços manuel

lis disse...

ah e ótimos beijinhos rs

Je Vois La Vie en Vert disse...

Belo texto celestial !
Beijinhos
Verdinha

angela disse...

Tão realista e tão triste.
beijos

Vivian disse...

Bom dia,Manuel!!

Quanta intensidade nesta poesia...um romance lindo e sensual...
Inspirador!!!
Beijos pra ti!
tenha um bom dia!
*Se puderes visite meu blog novo? Obrigada.
floresnojardimdavida.blogspot.com

Magia da Inês disse...

°•♥°Amigo,
♫♫.•
*¨*•♫♫¸
A lua, a paixão, os beijos... muito doce... amei!!!

Beijinhos.
Brasil
°•♥°
♫♫.•
*¨*•♫♫¸