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terça-feira, 21 de abril de 2009

Literatura


É sem dificuldade que o autor se move por entre os últimos dias da Segunda Guerra Mundial, na frente oriental, e na actual cidade de Oslo, arquitectando uma complexa história de assassinato, vingança e traição. O inspector Harry Hole, um alcoólico em recuperação e recentemente transferido para o Serviço de Segurança Pública norueguês, fica de vigiar Sverre Olsen, um neonazi corrupto que escapou à condenação devido a um pormenor técnico. Mas o que começa por ser uma missão com o intuito de colocar Olsen atrás das grades, rapidamente passa a ser uma corrida contra o tempo para impedir um assassinato. À medida que Hole se esforça para permanecer um passo à frente de Olsen e do seu gang de skinheads, Nesbø leva o leitor de volta à Segunda Guerra Mundial, onde os noruegueses que lutam a favor de Hitler tentam equilibrar uma guerra destinada à derrota na frente oriental. Quando as duas linhas de acção finalmente colidem, cabe a Hole travar um homem decidido a levar a cabo a execução de um plano letal elaborado há meio século nas trincheiras de Leninegrado.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Abelhas.


Uma boa abelha não pousa em flores murchas !

Não Digas Nada!




Não digas nada!
Nem mesmo a verdade
Há tanta suavidade em nada se dizer
E tudo se entender —
Tudo metade
De sentir e de ver...
Não digas nada
Deixa esquecer

Talvez que amanhã
Em outra paisagem
Digas que foi vã
Toda essa viagem
Até onde quis
Ser quem me agrada...
Mas ali fui feliz
Não digas nada.

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

Culpa.



“Vai ser rápido. Dói menos que uma cólica forte”. Falou o médico, enquanto pedia para ajustar meu corpo na maca. Cheguei-o bem para frente e as pernas se encaixaram perfeitamente naqueles braços gelados de metal. Uma de cada lado, ele ao meio, concentrado. “Não se mexe”, falou com um tom mais sério, enquanto enfiava um tubo estranho dentro de mim. Meus olhos fixos no teto, as mãos suadas apertavam com força uma outra mão amiga. “Ele não quis vir” murmurei olhando dentro dos olhos dela. Olhos cúmplices que me entendiam. “Vou começar”, nos interrompeu o homem do jaleco branco. Tremi. Não porque o quarto era gelado. Mas por temer ser um monstro, um demônio, uma assassina. O pior de tudo foi que ele (o do jaleco) mentiu: aquilo doía muito mais que uma cólica forte. Parecia que todos os meus órgãos estavam saindo por aquela fina cânula. E também, como num compasso, os meus sonhos maternos, as brincadeiras de “casinha” onde sempre era a mãe, o olhar de ternura pros bebês dos outros que queria carregar, sentindo-os meus. Previamente meus. Compreendi bem cedo que toda mulher é mãe ao nascer, sem nem saber. Mas era tarde. Ouvia o som da máquina — trituradora de pedaços humanos ensangüentados — fazendo seu trabalho. E a culpa, culpa, culpa latejando, pulsando, gritando que aqueles pedacinhos humanos que seriam jogados fora daqui a nada, poderiam um dia dizer “mamãe” e me arrancar sorrisos patéticos de pais. Podia ser um médico, engenheiro, advogado, escritor, poeta, podia não ser nada disso e mesmo assim ser tudo, para mim. Mas eu não quis. E me espantaram as palavras secas do médico ao findar o serviço que o enriquecia: “Pronto. Você voltou a ser como antes”. Eu olhei e não vi ninguém. Mas ainda assim falei: “Eu nunca mais vou ser como antes”. Ele, retornando o olhar em mim, respondeu espremendo ferinamente o olho esquerdo: “Não exagere. Se cuide para não precisar voltar. Porque a maioria volta”. Ouvindo isso, pasma, vi naquele bicho qualquer coisa que lembrava o Frankenstein. Ou quem sabe um escarro, pus, secreção, casca de ferida seca que a gente arranca com o dedo, um espelho, eu mesma. Falar isso é um absurdo, pensei. E, um ano depois, voltei.

Débora Lázaro de Almeida

domingo, 19 de abril de 2009

O amor


O amor é a poesia dos sentidos. Ou é sublime, ou não existe. Quando existe, existe para sempre e vai crescendo dia a dia.

Caderno bom.




Caderno bom que abriga minhas linhas
És como o tom que musica as sonoras trilhas
Com cujo som se harmoniza o pensamento
E as lembranças dão-se vivas no momento
Escrevo em ti; boto a fora maravilhas
Me torno inteiro; mais que outrora: muitas ilhas.
Com muito esmero
Te organizo as palavras
Estas quais não verbalizo
Desabafo em conto as lágrimas
Escorro em teu corpo liso.
Estranho se não correspondes
Com o nível da caneta
Ao expor na tua fronte
O que vejo com a luneta
O que vejo de outro canto
De frente, diante, de cima, de lado
Olheiro esquisito, caderno bonito
O olhar pelo avesso não chega atrasado.



Dudu Gemmal

Alguma mágoa.



Vinha trazendo no coração uma mágoa antiga que só fazia doer. Não sabia o que fazer com ela. E como apertava... E como doía... Ficava ela ali no canto esquerdo, bem quieta. Dava os ares de sua graça nas horas mais impensáveis. E como manchava... E como mexia... Pulava no peito como bola desgovernada que desce a ladeira sem olhar para os lados. Queria esquecê-la. Queria traí-la. Trancá-la lá fora sem pena da chuva. Deixando-a molhar como pano de porta, que sem borda aos poucos se encharca. Queria poder juntá-la com as mãos e com desespero de marujo perdido, arrancá-la para fora do barco. Deixá-la à deriva em companhia das ondas. Ela que se salvasse. Que se afogasse lentamente na imensidão fria dos mares. De longe eu acenaria em meu iate invencível, lamentando por não ter feito isso há mais tempo. Feliz por ter extirpado todo o tumor. Chegaria em casa tranqüila, talvez cansada da viagem. Tomaria uma Novalgina e iria cheia de graça pra cama. Sonharia com cores impossíveis e palavras ainda perdidas. Acordaria plena. Descansada. Completamente feliz. Escreveria meus versos roubados do invisível e ouviria os sons capturados do mundo. Prosseguiria vivendo a procura do irreal e do permitido. E seria feliz se não fosse a falta que se alojaria no peito clamando pela mágoa uma vez perdida, a reclamar junto com a lua sua ausência.

Alice Venturi.

sábado, 18 de abril de 2009

O pastor solitário.

22º Grande Prémio da Páscoa de Constância "Telcabo"


Mais de Mil a correr e a caminhar em Constância
22º Grande Prémio da Páscoa de Constância "Telcabo"
Daniel Martins e Susana Francisco venceram
Daniel Martins e Susana Francisco, ambos do Núcleo Sportinguista da Lourinhã, venceram a provaprincipal do 22º Grande Prémio da Páscoa de Constância “Telcabo”, em Atletismo, realizado sábado dia 11de Abril.

Do número recorde de 1.331 inscritos no conjunto de todos os escalões, concluíram o grandeprémio 1.057 atletas, dos quais 559 na prova principal (10 km), 231 nos escalões jovens e 267 nacaminhada, o que constituiu um novo recorde de participação.

Resultados – Prova Principal (10 Km):
Masculinos: 1º Daniel Martins (NS Lourinhã) 31.42; 2º João Vieira (Individual) 31.57; 3º MiguelSilva (UDR Zona Alta) 32.04
Femininos: 1ª Susana Francisco (NS Lourinhã) 38.16 [1ª júnior]; 2ª Ana Rodrigues (CA Riachense) 42.29 [2ª júnior]; 3ª Carina Matias (AC Marinhense) 43.22 [1ª sénior]

Resultados por Escalões:
Juniores Femininos: Susana Francisco (NS Lourinhã)
Juniores Masculinos: Nuno Peixoto (Maratona CP)
Seniores Femininos: Carina Matias (AC Marinhense)
Seniores Masculinos: Daniel Martins (NS Lourinhã)
Veteranas: Aida Martins (CLAC)
Veteranos 1: Nuno Romão (GDR Reboleira)
Veteranos 2: Carlos Santos (G Amigos Atl. Vila Franca Xira)
Veteranos 3: João Pais (Boavista do Pico)
Veteranos 4: João Silva (NS Lourinhã)
Veteranos 5: Jaime Santos (UD Caranguejeira)

Outras Provas:
Benjamins: Edna Vidigal (NS Lourinhã) e Rafael Gonçalves (AC Vermoíl)
Infantis: Lília Martins (NS Lourinhã) e Ruben Ferreira (NS Lourinhã)
Iniciados: Inês Tomás (NS Lourinhã) e Benedito Santos (AC Vermoíl)
Juvenis: Catarina Carvalho (UDR Zona Alta) e Isaac Gonçalves (NS Lourinhã)

Equipas (geral escalões jovens): 1ª NS Lourinhã – 131 pontos
Por CMC

Ordens Honoríficas Portuguesas .



Em exposição na Casa-Memória de Camões
- De 18 de Abril a 8 de Maio
O Município de Constância através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, apresenta ao público de 18 de Abril a 8 de Maio a exposição Ordens Honoríficas Portuguesas, gentilmente cedida pelo Museu da Presidência da República.

Esta exposição está integrada nas comemorações do 25 de Abril e pretende apresentar o conjunto das ordens honoríficas portuguesas, com o objectivo de dar a conhecer o seu significado no contexto político e social contemporâneo, numa lógica de valorização dos símbolos nacionais, do mérito e da sua recompensa.

As ordens honoríficas têm por finalidade distinguir, em vida ou a título póstumo, os cidadãos portugueses que se notabilizem por méritos pessoais, por feitos cívicos ou militares ou por serviços prestados ao País.

Com esta iniciativa pretende-se encontrar novas formas de estimular as crianças e os jovens pela História de Portugal, em especial, por um momento recente; o 25 de Abril de 1974.

Aberto à comunidade em geral, a exposição Ordens Honoríficas Portuguesas estará patente ao público na Casa-Memória de Camões em Constância no seguinte horário: dias úteis das 10.00H às 12.30H e aos fins-de semana das 15.00H às 18.00H.

Para informações ou esclarecimentos adicionais contacte o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, através dos números de telefone 249 730 053 / 249 736 234 ou via correio electrónico para museu.rios@cm-constancia.pt.
Por CMC

Ri, quesa!


são marés de pássaros na hecatombe
do ladrar nupcial dos galgos

avós das migas batem a calda num respigue
vento goleando as frinchas

o gado acena o focinho á passagem do homo erectus
seus cornos d'asas oscilam

enrola a águia, o tabaco e a mortalha
só a culatra perdura e acena ao grito

homem? ou mira?, em passadio "breve"
pelo chão mel de abutres que gravitam ?...

lençol equestre na timidez da pupila lavra em leque
a farsa na reentrância da terra – virgem

e esmaga prosélito a ânsia noctívaga dum duelo
franco - ibérico na sucata do império?

a cama – doce se estende neste estival de sopros de cana
enquanto o pente desliza em serpente o crânio choco

que tem este gás pancreático, aftoso e dissonante
que não tenha já estado mas fossas nasais de qualquer povo?

hostes salemas, luvas movediças
lesmas, baratas, canas da índia e borboletas

que rico !

Aureliano Costa.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Lembranças.


Talvez um dia seja bom relembrar este dia !

Fala Também Tu .




Fala também tu,
fala em último lugar,
diz a tua sentença.

Fala —
Mas não separes o Não do Sim.
Dá à tua sentença igualmente o sentido:
dá-lhe a sombra.

Dá-lhe sombra bastante,
dá-lhe tanta
quanta exista à tua volta repartida entre
a meia-noite e o meio-dia e a meia-noite.

Olha em redor:
como tudo revive à tua volta! —
Pela morte! Revive!
Fala verdade quem diz sombra.

Mas agora reduz o lugar onde te encontras:
Para onde agora, oh despido de sombra, para onde?

Sobe. Tacteia no ar.
Tornas-te cada vez mais delgado, irreconhecível, subtil!
Mais subtil: um fio,
por onde a estrela quer descer:
para em baixo nadar, em baixo,
onde pode ver-se a cintilar: na ondulação
das palavras errantes.

Paul Celan, in "De Limiar em Limiar

A espera do prazer.


O prazer que tu esperas varia na razão inversa do tempo de o esperares. E da inquietação também. Porque quanto mais esperas e te inquietas, menos prazer ele é. Espera-o no infinito para te não inquietares. E que ele seja depois o prazer que for.


Vergílio Ferreira, in "Pensar"

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pensamentos.


O que vulgarmente faz que um pensamento seja grande é dizer-se uma coisa que nos conduz a muitas outras .

Soneto da Chuva.



Quantas vezes chorou no teu regaço
a minha infância, terra que eu pisei:
aqueles versos de água onde os direi,
cansado como vou do teu cansaço?
Virá abril de novo, até a tua
memória se fartar das mesmas flores
numa última órbita em que fores
carregada de cinza como a lua.
Porque bebes as dores que me são dadas,
desfeito é já no vosso próprio frio
meu coração, visões abandonadas.
Deixem chover as lágrimas que eu crio:
menos que chuva e lama nas estradas
és tu, poesia, meu amargo rio.

Carlos de Oliveira, in 'Terra de Harmonia'

Quantas vezes era uma vez.







É, desde o começo elas existiam. As pessoas.

No princípio, finda a jornada de labuta, costumavam ir em busca de calor e logo uma ciranda nascia em tomo às fogueiras. Frias eram as noites e elas, as pessoas, querendo se aquecer, ali também aqueciam seus sonhos, com o fascínio das histórias que vinham da voz pausada, porque sábia, de um homem de cabelos antigos e fundas rugas, capaz, entretanto, de iluminar ainda mais o ambiente com o fogo de sua palavra e o encanto de seu olhar. E se acontecia de ele sentir junto de si um hálito frio, molhado de noite, maior era o ardor com que envolvia seu conto, pois era assim que gostaria de ouvi-lo de novo, lá no além, recontado pelos que só partiriam algum tempo depois.

Isso foi há muitos anos. Foi outrora.

Até que um dia chegou o medo. Porque alguém se flagrara pensando alto: seria a perda do tesouro! Isso se, como por encantamento, as pessoas desaprendessem a arte de narrar. De repente, todos os mitos dos povos poderiam se apagar num lapso de memória dos guardadores das relíquias. Em coro, as pessoas ecoaram um único desgosto: que mundo sensaborão seria aquele sem o fermento do muito imaginar!

E eis que, num abre-te sésamo, descobriu-se existir lá num reino de longe, junto aos egípcios, uma planta cujas folhas, colocadas umas vizinhas às outras e coladas, serviam exatamente para o que se queria: juntar os pedaços das histórias. Assim todos os que lessem o que nelas estava gravado murmuraram sem susto: e depois? Da folha seguinte saltaria a resposta consoladora.

E o passar das horas se repetia incessante. Ao observar o trabalho dos pastores, que curtiam a pele de ovelhas e cabras, algumas pessoas perceberam a mão da natureza, mãe generosa, imolando alguns de seus filhos, para que outros pudessem subsistir alimentados pelas fábulas inscritas no pergaminho. E era longo o percurso de muito copiar: costas curvadas, dedos enrijecidos, fatigado labor.

A roda da vida engoliu o tempo. Agora, tipos metálicos repetiam nos papéis os caracteres contadores de história, tantas vezes quantas, sujos de tinta, percorressem as folhas brancas. Ainda mais tarde, os olhos buliçosos das crianças arrancariam das páginas o colorido alegre das figuras, que falava de histórias tão bonitas... Ah! e desde então elas vinham morar dentro de seus coraçõezinhos alvoroçados!

E a máquina prodigiosa foi capaz também de encher de suspiros tardes e noites de muita moça em botão. Era só passar a página dos livros e, como num espelho, ver projetarem-se os seus sonhos e lá, invariavelmente, estava ele: o jovem capaz de lhe oferecer o mundo com o perfume da ilusão. Nem sempre era tudo tão ameno, porém. Por vezes era como se os tipos de metal recebessem vergastadas: das folhas de papel, então, emergia toda a crueldade de uma realidade sombria. E era assim que, descendentes muito longínquos daqueles que em volta da fogueira tinham aprendido o que era contar, partilhavam, tempos e tempos depois, o prazer e as dores das pessoas que brotavam das páginas dos livros.

Até que um dia descobriu-se uma maneira de todos lerem ao mesmo tempo, se quisessem. E criou-se uma caixa (diziam que era eletrônica!) cheia de histórias que, a cada dia, mais se enchia de outras, pois, não se duvide, o tecido da noite faz do mundo um continuo renovar-se com o nascimento de novos contadores. Muitas pessoas, entretanto, achavam estranho o objeto, por isso surgiram escuros vaticínios: agora, sim, para sempre finda a sedução de antes! O que virá depois? — era a pergunta que faziam aos sábios. Esses discordavam de tão sombrios presságios, entreolhando-se, serenos e de alma branda. Sabiam que a saga de encantamento das gentes parecia nascida para nunca terminar. Tantas vezes era uma vez.

Fernanda Coutinho.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Amar é Raro.





Amar é dar, derramar-me num vaso que nada retém e sou um fio de cana por onde circulam ventos e marés. Amar é aspirar as forças generosas que me rodeiam, o sol e os lumes, as fontes ubérrimas que vêm do fundo e do alto, água e ar, e derramá-las no corpo irmão, no cadinho que tudo guarda e transforma para que nada se perca e haja um equilíbrio perfeito entre o mesmo e o outro que tu iluminas. Dar tudo ao outro, dar-lhe tanta verdade quanta ele possa suportar, e mais e mais; obrigar o outro a elevar-se a um grau superior de eminência, fulguração, mas não tanto que o fira ou destrua em overdose que o leve a romper o contrato — o difícil equilíbrio dos amantes! Amar é raro porque poucos somos capazes de respirar as vastas planícies com a metade do seu pulmão; e amar é raro porque poucos aceitam a presença do seu gémeo, a boca insaciável de um irmão que todos os dias o vento esculpe e destrói.

Casimiro de Brito, in 'Arte da Respiração'

Homens.


Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecerem o que não são .

Teus Olhos .




Teus olhos são a pátria do relâmpago e da lágrima,
silêncio que fala,
tempestades sem vento, mar sem ondas,
pássaros presos, douradas feras adormecidas,
topázios ímpios como a verdade,
outono numa clareira de bosque onde a luz canta no ombro
duma árvore e são pássaros todas as folhas,
praia que a manhã encontra constelada de olhos,
cesta de frutos de fogo,
mentira que alimenta,
espelhos deste mundo, portas do além,
pulsação tranquila do mar ao meio-dia,
universo que estremece,
paisagem solitária.

Octavio Paz, in "Liberdade sob Palavra"