Seguidores

quinta-feira, 8 de março de 2012

Literatura.


Sinopse

Um livro fundamental para os que nasceram em 1961! Poderia fazer-se tal afirmação. Mas 1961 ,o Ano que Mudou Portugal é também fundamental para os que viveram esse ano e para aqueles, mais novos, que querem hoje compreender o que representou esse momento irrepetível da história portuguesa.

1961 foi um ano surpreendente por várias razões: o desvio, com fins políticos, do paquete Santa Maria e de um avião da TAP; a oposição das Nações Unidas à política colonial de Salazar e a descoberta de que o governo de John Kennedy financiava os movimentos independentistas do Ultramar; o massacre de brancos em Angola, que deu início a treze anos de guerra que afetaram diretamente mais de um milhão de portugueses. Um ano que terminaria ainda com a invasão de Goa pela União Indiana, que deixou no terreno 3500 prisioneiros.

Para esclarecer as dúvidas que ainda permanecem sobre o período mais crítico da governação de Salazar, este relato do dia a dia de 1961 conta com uma série de depoimentos de protagonistas políticos importantes, como Adriano Moreira, Domingos Abrantes ou Jorge Sampaio; dos generais Carlos Azeredo e Chito Rodrigues; dos historiadores Irene Flunser Pimentel e Rui Ramos; dos que foram militares em África, como Jorge Jardim Gonçalves ou Otelo Saraiva de Carvalho; ou daqueles que sobre esse continente escreveram, como Lídia Jorge.

4 comentários:

Marcia M disse...

Teu poema hoje esta aqui:
http://amizademarcia.blogspot.com/

Marilu disse...

Querido amigo, conheci pessoas que vieram para o Brasil fugidos de Angola e eles contavam as atrocidades das quais foram vítimas. Muito triste.
Beijocas

Luna disse...

tantos morreram outros ainda hoje sofrem por uma guerra sem sentido, como qualquer guerra para mim não faz sentido
bjs

MARILENE disse...

As tristezas do passado de um povo, inapagáveis, precisam, realmente, ser conhecidas pelos mais jovens.
Bjs.