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segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Desejos.



"O desejo é fogo que trazemos ao nascer."

domingo, 25 de janeiro de 2009

Interrogação.


A chave de todas as ciências é inegavelmente o ponto de interrogação .

Y sin embargo te quiero

Carta ao Mar .




Deixa escrever-te, verde mar antigo,
Largo Oceano, velho deus limoso,
Coração sempre lyrico, choroso,
E terno visionario, meu amigo!

Das bandas do poente lamentoso
Quando o vermelho sol vae ter comtigo,
- Nada é mais grande, nobre e doloroso,
Do que tu, - vasto e humido jazigo!

Nada é mais triste, tragico e profundo!
Ninguem te vence ou te venceu no mundo!...
Mas tambem, quem te poude consollar?!

Tu és Força, Arte, Amor, por excellencia! -
E, comtudo, ouve-o aqui, em confidencia;
- A Musica é mais triste inda que o Mar!

António Gomes Leal, in 'Claridades do Sul'

sábado, 24 de janeiro de 2009

Você aprende.

Sonhos.


A melhor maneira de realizar-mos os nossos sonhos é acordar .

Atravessa Esta Paisagem o Meu Sonho.




Atravessa esta paisagem o meu sonho dum porto infinito
E a cor das flores é transparente de as velas de grandes navios
Que largam do cais arrastando nas águas por sombra
Os vultos ao sol daquelas árvores antigas...

O porto que sonho é sombrio e pálido
E esta paisagem é cheia de sol deste lado...
Mas no meu espírito o sol deste dia é porto sombrio
E os navios que saem do porto são estas árvores ao sol...

Liberto em duplo, abandonei-me da paisagem abaixo...
O vulto do cais é a estrada nítida e calma
Que se levanta e se ergue como um muro,
E os navios passam por dentro dos troncos das árvores
Com uma horizontalidade vertical,
E deixam cair amarras na água pelas folhas uma a uma dentro...

Não sei quem me sonho...
Súbito toda a água do mar do porto é transparente
E vejo no fundo, como uma estampa enorme que lá estivesse
desdobrada,
Esta paisagem toda, renque de árvore, estrada a arder em aquele
porto,
E a sombra duma nau mais antiga que o porto que passa
Entre o meu sonho do porto e o meu ver esta paisagem
E chega ao pé de mim, e entra por mim dentro,
E passa para o outro lado da minha alma...

Fernando Pessoa, in 'Cancioneiro'

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Onde Será a Terra Prometida?




Triste época a nossa! Para que oceano correrá esta torrente de iniquidades? Para onde vamos nós, numa noite tão profunda? Os que querem tactear este mundo doente retiram-se depressa, aterrorizados com a corrupção que se agita nas suas entranhas.
Quando Roma se sentiu agonizar, tinha pelo menos uma esperança, entrevia por detrás da mortalha a Cruz radiosa, brilhando sobre a eternidade. Essa religião durou dois mil anos, mas agora começa a esgotar-se, já não basta, troçam dela; e as suas igrejas caem em ruínas, os seus cemitérios transbordam de mortos.
E nós, que religião teremos nós? Sermos tão velhos como somos, e caminharmos ainda no deserto, como os Hebreus que fugiam do Egipto.
Onde será a Terra prometida?
Tentámos tudo e renegámos tudo, sem esperança; e depois uma estranha ambição invadiu-nos a alma e a humanidade, há uma inquietação imensa que nos rói, há um vazio na nossa multidão; sentimos à nossa volta um frio de sepulcro.

A humanidade começou a mexer em máquinas, e ao ver o ouro que nelas brilhava, exclamou: «É Deus!» E come esse Deus. Há - e é porque tudo acabou, adeus! adeus! - vinho antes da morte! Cada um se precipita para onde o seu instinto o impele, o mundo formiga como os insectos sobre um cadáver, os poetas passam sem terem tempo para esculpir os seus pensamentos, mal os lançam nas folhas, as folhas voam; tudo brilha e ecoa nesta mascarada, sob as suas realezas de um dia e os seus ceptros de cartão; o ouro rola, o vinho jorra, a devastidão fria ergue o vestido e bamboleia-se... horror! horror!
E depois, há sobre tudo isso um véu de que cada um tira a sua parte, para se esconder o mais possível.
Escárnio! horror! horror!

Gustave Flaubert, in 'Memória de um Louco'

Povo que lavas no rio.

Amália Rodrigues




(Povo,Pedro Homem de Mello, in "Miserere" )

Povo que lavas no rio,
Que vais às feiras e à tenda,
Que talhas com teu machado
As tábuas do meu caixão,
Pode haver quem te defenda,
Quem turve o teu ar sadio,
Quem compre o teu chão sagrado,
Mas a tua vida, não!

Meu cravo branco na orelha!
Minha camélia vermelha!
Meu verde manjericão!
Ó natureza vadia!
Vejo uma fotografia...
Mas a tua vida, não!

Fui ter à mesa redonda,
Bebendo em malga que esconda
O beijo, de mão em mão...
Água pura, fruto agreste,
Fora o vinho que me deste,
Mas a tua vida, não!

Procissões de praia e monte,
Areais, píncaros, passos
Atrás dos quais os meus vão!
Que é dos cântaros da fonte?
Guardo o jeito desses braços...
Mas a tua vida, não!

Aromas de urze e de lama!
Dormi com eles na cama...
Tive a mesma condição.
Bruxas e lobas, estrelas!
Tive o dom de conhecê-las...
Mas a tua vida, não!

Subi às frias montanhas,
Pelas veredas estranhas
Onde os meus olhos estão.
Rasguei certo corpo ao meio...
Vi certa curva em teu seio...
Mas a tua vida, não!

Só tu! Só tu és verdade!
Quando o remorso me invade
E me leva à confissão...
Povo! Povo! eu te pertenço.
Deste-me alturas de incenso,
Mas a tua vida, não!

Povo que lavas no rio,
Que vais às feiras e à tenda,
Que talhas com teu machado,
As tábuas do meu caixão,
Pode haver quem te defenda,
Quem turve o teu ar sadio,
Quem compre o teu chão sagrado,
Mas a tua vida, não!

Literatura.


Com 23 anos a infanta Catarina de Bragança, filha de D. Luísa de Gusmão e de D. João IV, deixou para trás tudo o que lhe era querido e próximo para navegar rumo a uma vida nova. No coração um misto de tristeza e alegria. Saudade da sua Lisboa, de Vila Viçosa, do cheiro a laranjas, dos seus irmãos que já haviam partido deste mundo e dos que ficavam em Portugal a lutar pelo poder. Mas os seus olhos escuros deixavam perceber o entusiasmo pelo casamento com o homem dos seus sonhos, Charles de Inglaterra, um príncipe encantado que Catarina amava perdidamente ainda antes de conhecê-lo. Por ele sofreu num país do qual desconhecia a língua, os costumes e onde a sua religião era condenada. Assistiu às infidelidades do marido, ao nascimento dos seus filhos bastardos enquanto o seu ventre permanecia liso e seco, incapaz de gerar o tão desejado herdeiro. Catarina não foi capaz de cumprir o único objectivo que como mulher e rainha lhe era exigido. «Se ao menos não o amasse tanto!», pensava nas noites mais longas e tristes... Ao longo destas páginas apaixonamo-nos, sofremos, rimos e choramos.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Distância.


A distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo: Apaga o pequeno, inflama o grande .

A História da Humanidade em Três Palavras




Felipe lembrou-se da história do Rei do Oriente que, desejando conhecer a história da humanidade, recebeu de um sábio quinhentos volumes; ocupado com negócios de Estado, pediu-lhe que a condensasse. Ao cabo de vinte anos, o sábio voltou e a sua história ocupava agora apenas cinquenta volumes; mas o rei, já velho demais para ler tantos livros volumosos, pediu-lhe que a fosse abreviar mais uma vez. Passaram-se de novo vinte anos, e o sábio, velho e encanecido, trouxe um único volume com os conhecimentos que o rei procurara; este, porém, estava deitado no seu leito de morte, nem tinha mais tempo de ler sequer aquilo. Aí o sábio deu-lhe a história da humanidade numa única linha:
'Nasceram, sofreram, morreram'.

(Somerset Maughamà

Gozo os campos sem reparar para eles.



Perguntas-me por que os gozo.
Porque os gozo, respondo.
Gozar uma flor é estar ao pé dela inconscientemente
E ter uma noção do seu perfume nas nossas idéias mais apagadas.
Quando reparo, não gozo: vejo.
Fecho os olhos, e o meu corpo, que está entre a erva,
Pertence inteiramente ao exterior de quem fecha os olhos
À dureza fresca da terra cheirosa e irregular;
E alguma cousa dos ruídos indistintos das cousas a existir,
E só uma sombra encarnada de luz me carrega levemente nas órbitas,
E só um resto de vida ouve.

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando Pessoa

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Em Louvor das Crianças.



Se há na terra um reino que nos seja familiar e ao mesmo tempo estranho, fechado nos seus limites e simultaneamente sem fronteiras, esse reino é o da infância. A esse país inocente, donde se é expulso sempre demasiado cedo, apenas se regressa em momentos privilegiados — a tais regressos se chama, às vezes, poesia. Essa espécie de terra mítica é habitada por seres de uma tão grande formosura que os anjos tiveram neles o seu modelo, e foi às crianças, como todos sabem pelos evangelhos, que foi prometido o Paraíso.
A sedução das crianças provém, antes de mais, da sua proximidade com os animais — a sua relação com o mundo não é a da utilidade, mas a do prazer. Elas não conhecem ainda os dois grandes inimigos da alma, que são, como disse Saint-Exupéry, o dinheiro e a vaidade. Estas frágeis criaturas, as únicas desde a origem destinadas à imortalidade, são também as mais vulneráveis — elas têm o peito aberto às maravilhas do mundo, mas estão sem defesa para a bestialidade humana que, apesar de tanta tecnologia de ponta, não diminui nem se extingue.
O sofrimento de uma criança é de uma ordem tão monstruosa que, frequentemente, é usado como argumento para a negação da bondade divina. Não, não há salvação para quem faça sofrer uma criança, que isto se grave indelevelmente nos vossos espíritos. O simples facto de consentirmos que milhões e milhões de crianças padeçam fome, e reguem com as suas lágrimas a terra onde terão ainda de lutar um dia pela justiça e pela liberdade, prova bem que não somos filhos de Deus.

Eugénio de Andrade, in 'Rosto Precário'

Será verdade ?


As mulheres estimam-nos a nós homens, conforme a nossa utilidade,sem terem em conta o nosso valor...

Os Amigos .




Os amigos amei
despido de ternura
fatigada;
uns iam, outros vinham,
a nenhum perguntava
porque partia,
porque ficava;
era pouco o que tinha,
pouco o que dava,
mas também só queria
partilhar
a sede de alegria —
por mais amarga.

Eugénio de Andrade.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Identidade .




Preciso ser um outro
para ser eu mesmo

Sou grão de rocha
Sou o vento que a desgasta

Sou pólen sem insecto

Sou areia sustentando
o sexo das árvores

Existo onde me desconheço
aguardando pelo meu passado
ansiando a esperança do futuro

No mundo que combato morro
no mundo por que luto nasço

Mia Couto.

Tempo.


Depressa: O tempo foge e arrasta-nos consigo: O momento de que falo, já está longe de mim .

Factos importantes do dia 20-01-2009.

Barak Obama é eleito Presidente dos Estados Unidos da América.

Manuel A.J.Marques nasceu em 2O-O1-1955.









Façam o favor de se servirem.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Poema da Auto-estrada .




Voando vai para a praia
Leonor na estrada preta.
Vai na brasa, de lambreta.

Leva calções de pirata,
Vermelho de alizarina,
modelando a coxa fina
de impaciente nervura.
Como guache lustroso,
amarelo de indantreno,
blusinha de terileno
desfraldada na cintura.

Fuge, fuge, Leonoreta.
Vai na brasa, de lambreta.

Agarrada ao companheiro
na volúpia da escapada
pincha no banco traseiro
em cada volta da estrada.
Grita de medo fingido,
que o receio não é com ela,
mas por amor e cautela
abraça-o pela cintura.
Vai ditosa, e bem segura.

Como um rasgão na paisagem
corta a lambreta afiada,
engole as bermas da estrada
e a rumorosa folhagem.
Urrando, estremece a terra,
bramir de rinoceronte,
enfia pelo horizonte
como um punhal que se enterra.
Tudo foge à sua volta,
o céu, as nuvens, as casas,
e com os bramidos que solta
lembra um demónio com asas.

Na confusão dos sentidos
já nem percebe, Leonor,
se o que lhe chega aos ouvidos
são ecos de amor perdidos
se os rugidos do motor.

Fuge, fuge, Leonoreta.
Vai na brasa, de lambreta.

António Gedeão, in 'Máquina de Fogo'

Amar é Raro


Amar é dar, derramar-me num vaso que nada retém e sou um fio de cana por onde circulam ventos e marés. Amar é aspirar as forças generosas que me rodeiam, o sol e os lumes, as fontes ubérrimas que vêm do fundo e do alto, água e ar, e derramá-las no corpo irmão, no cadinho que tudo guarda e transforma para que nada se perca e haja um equilíbrio perfeito entre o mesmo e o outro que tu iluminas. Dar tudo ao outro, dar-lhe tanta verdade quanta ele possa suportar, e mais e mais; obrigar o outro a elevar-se a um grau superior de eminência, fulguração, mas não tanto que o fira ou destrua em overdose que o leve a romper o contrato — o difícil equilíbrio dos amantes! Amar é raro porque poucos somos capazes de respirar as vastas planícies com a metade do seu pulmão; e amar é raro porque poucos aceitam a presença do seu gémeo, a boca insaciável de um irmão que todos os dias o vento esculpe e destrói.

Casimiro de Brito, in 'Arte da Respiração'

Jovens Estudantes do Ensino Superior receberam apoios financeiros



Este sábado, 17 de Janeiro, a Câmara Municipal de Constância, representada pelo seu Presidente e pela Vice-Presidente e Vereadora da Educação, procedeu à entrega dos apoios financeiros a quatro jovens estudante do ensino superior.

Tendo como principais objectivos não só incentivar os jovens do concelho à frequência do ensino superior como também contribuir para a sua auto-formação e melhoria da sua qualidade educacional, a Câmara Municipal de Constância promove anualmente o programa de Concessão de Apoios a Estratos Sociais Desfavorecidos.

Na certeza de que este auxílio contribui para a melhoria das condições que permitem prosseguir a vida académica, a Câmara Municipal endereça votos dos maiores êxitos aos quatro jovens contemplados.

Por CMC

domingo, 18 de janeiro de 2009

Risos


Há risos que dão vontade de chorar e lágrimas que dão vontade de rir.

Objectos.


Os objectos são os amigos que nem o tempo, nem a beleza, nem a fidelidade conseguem alterar .

Quási.




Um pouco mais de sol - eu era brasa,
Um pouco mais de azul - eu era além.
Para atingir, faltou-me um golpe d'asa...
Se ao menos eu permanecesse àquem...

Assombro ou paz? Em vão... Tudo esvaído
Num baixo mar enganador de espuma;
E o grande sonho despertado em bruma,
O grande sonho - ó dôr! - quási vivido...

Quási o amor, quási o triunfo e a chama,
Quási o princípio e o fim - quási a expansão...
Mas na minh'alma tudo se derrama...
Entanto nada foi só ilusão!

De tudo houve um começo... e tudo errou...
- Ai a dôr de ser-quási, dor sem fim... -
Eu falhei-me entre os mais, falhei em mim,
Asa que se elançou mas não voou...

Momentos d'alma que desbaratei...
Templos aonde nunca pus um altar...
Rios que perdi sem os levar ao mar...
Ansias que foram mas que não fixei...

Se me vagueio, encontro só indicios...
Ogivas para o sol - vejo-as cerradas;
E mãos de herói, sem fé, acobardadas,
Puseram grades sôbre os precipícios...

Num impeto difuso de quebranto,
Tudo encetei e nada possuí...
Hoje, de mim, só resta o desencanto
Das coisas que beijei mas não vivi...

. . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . .

Um pouco mais de sol - e fôra brasa,
Um pouco mais de azul - e fôra além.
Para atingir, faltou-me um golpe de aza...
Se ao menos eu permanecesse àquem...

Mário de Sá-Carneiro.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Humor.

Final Fantasy

Última Página



Primavera. Um sorriso aberto em tudo. Os ramos
Numa palpitação de flores e de ninhos.
Doirava o sol de Outubro a areia dos caminhos
(Lembras-te, Rosa?) e ao sol de Outubro nos amamos.

Verão. (Lembras-te Dulce?) À beira-mar, sozinhos,
Tentou-nos o pecado: olhaste-me... e pecamos;
E o outono desfolhava os roseirais vizinhos,
Ó Laura, a vez primeira em que nos abraçamos...

Veio o inverno. Porém, sentada em meus joelhos,
Nua, presos aos meus os teus lábios vermelhos,
(Lembras-te, Branca?) ardia a tua carne em flor...

(...)

Olavo Bilac.

Literatura.



Um romance para compreender o Século XX português. Um thriller histórico refrescante que traz o grande romance de volta às letras portuguesas.

Através da história de uma paixão que desafia os valores tradicionais do Portugal conservador, este fascinante romance transporta-nos ao fogo dos anos em que se forjou o Estado Novo.
Portugal, anos 30.

Salazar acabou de ascender ao poder e, com mão de ferro, vai impondo a ordem no país.
Portugal muda de vida. As contas públicas são equilibradas, Beatriz Costa anima o Parque Mayer, a PVDE abafa a oposição.

Luís é um estudante idealista que se cruza no liceu de Bragança com os olhos cor de mel de Amélia. O amor entre os dois vai, porém, ser duramente posto à prova por três acontecimentos que os ultrapassam: a oposição da mãe da rapariga, um assassinato inesperado e a guerra civil de Espanha.


Autor: José Rodrigues dos Santos

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Fado português.



Dulce Pontes.

Existência


Existir não é pensar: é ser lembrado .

Amor perdido.


A chuva cai

Permanece a saudade!

Tão distante, mas tão perto

Em teu peito vivo!

Em teus pensamentos estou

Vês minha imagem

Sorris...

Lembras-te das palavras trocadas

Dos carinhos não afagados

Dos beijos nunca trocados

Como um pássaro que voa

Um dia voltará

E bem junto de ti irá pousar



(Zita Ferreira)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O pensamento é livre .

Volúpia .




A volúpia carnal é uma experiência dos sentidos, análoga ao simples olhar ou à simples sensação com que um belo fruto enche a língua. É uma grande experiência sem fim que nos é dada; um conhecimento do mundo, a plenitude e o esplendor de todo o saber. O mal não é que nós a aceitemos; o mal consiste em quase todos abusarem dessa experiência, malbaratando-a, fazendo dela um mero estímulo para os momentos cansados da sua existência.

(Rainer Maria Rilke)

Beijo Eterno.



Diz tua boca: "Vem!"
"Inda mais!" diz a minha, a soluçar...Exclama
Todo o meu corpo que o teu corpo chama:
"Morde também!"
Ai! morde! que doce é a dor
Que me entra as carnes, e as tortura!
Beija mais! morde mais! que eu morra de ventura,
Morro por teu amor!

Ferve-me o sangue: acalma-o com teu beijo!
Beija-me assim!<
O ouvido fecha ao rumor
Do mundo, e beija-me, querida!
Vive só para mim, só para a minha vida,
Só para o meu amor!

Olavo Bilac.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Liberdade


O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...

Fernando Pessoa

Passaporte da Leitura



Na Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill
A Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill está a desenvolver, desde o início do mês de Janeiro e até ao final de Junho, a actividade Passaporte da Leitura, a qual tem como principal objectivo promover o livro e estimular a leitura no concelho de Constância.

Ler é essencial. Ler é estimulante. Tal como as pessoas, os livros podem ser intrigantes, melancólicos, assustadores, e por vezes, complicados. Os livros partilham sentimentos e pensamentos, feitios e interesses. Os livros colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas. Os livros ajudam-nos a sonhar e levam-nos a viajar...

Viajar nos livros sem sair do lugar, conduziu a Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill à iniciativa Passaporte da Leitura, a qual consiste no preenchimento de um passaporte, através da leitura de um conjunto de obras definidas pela Biblioteca, as quais na sua maioria integram o Plano Nacional de Leitura. Após cada requisição, os leitores terão que responder a algumas perguntas sobre a obra lida. Aos vencedores de cada faixa etária serão atribuídos prémios simbólicos.

Para informações, inscrições ou esclarecimentos adicionais devem os interessados contactar a Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill através do número de telefone 249 739 367 ou via correio electrónico para biblioteca@cm-constancia.pt.

Leia mais. Viva mais.
Por CMC

Constância.


Obras de valorização urbana entre Vale de Mestre e a Aldeia

já decorrem no concelho de Constância

As obras de valorização urbana no eixo de ligação de Vale de Mestre à Aldeia, na Freguesia de Santa Margarida da Coutada, Concelho de Constância, já estão a decorrer.

Os trabalhos que se desenvolvem entre as localidades de Aldeia de Santa Margarida e Vale de Mestre englobam uma intervenção a vários níveis, nomeadamente: construção de passeios e estacionamentos, pavimentação, plantação de árvores, reformulação da rede de águas pluviais e da iluminação pública, substituição das infra-estruturas eléctricas e de telecomunicações, as quais passarão a subterrâneas.

Com a execução das obras que agora decorrem a autarquia pretende promover a coesão local e valorizar o principal eixo urbano da freguesia de Santa Margarida da Coutada, possibilitando uma melhor ligação e articulação entre diversos equipamentos existentes no local, nomeadamente: o Parque Ambiental, a Junta de Freguesia, a Extensão de Saúde, a Secção de Santa Margarida dos Bombeiros Voluntários, a actual Escola e o futuro Centro Escolar, o comércio local, as novas urbanizações e a Igreja Paroquial.

A intervenção que está a ser executada tem um custo de aproximadamente 360 mil euros, a qual contará com uma comparticipação financeira de 61,30%, através do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, sendo a restante verba suportada pelo orçamento municipal.
Por CMC

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Dor.

Alma!


A alma, ao contrário do que tu supões, a alma é exterior: envolve e impregna o corpo como um fluido envolve a matéria. Em certos homens a alma chega a ser visível, a atmosfera que os rodeia toma cor. Há seres cuja alma é uma contínua exalação: arrastam-na como um cometa ao oiro esparralhado da cauda - imensa, dorida, frenética. Há-os cuja alma é de uma sensibilidade extrema: sentem em si todo o universo. Daí também simpatias e antipatias súbitas quando duas almas se tocam, mesmo antes da matéria comunicar. O amor não é senão a impregnação desses fluidos, formando uma só alma, como o ódio é a repulsão dessa névoa sensível. Assim é que o homem faz parte da estrela e a estrela de Deus .


(Raul Brandão )

Delírio.



Nua, mas para o amor não cabe o pejo
Na minha a sua boca eu comprimia.
E, em frêmitos carnais, ela dizia:
Mais abaixo, meu bem, quero o teu beijo!
Na inconsciência bruta do meu desejo
Fremente, a minha boca obedecia,
E os seus seios, tão rígidos mordia,
Fazendo-a arrepiar em doce arpejo.
Em suspiros de gozos infinitos
Disse-me ela, ainda quase em grito:
Mais abaixo, meu bem! ? num frenesi.
No seu ventre pousei a minha boca,
Mais abaixo, meu bem! ? disse ela, louca,
Moralistas, perdoai! Obedeci…


Olavo Bilac.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Jardins proibidos.



Paulo Gonzo.

Beijo.


Beijar é como beber água salgada; quanto mais se bebe mais a sede aumenta .

Satânia




Sobe... cinge-lhe a perna longamente;
Sobe...- e que volta sensual descreve
Para abranger todo o quadril!- prossegue,
Lambe-lhe o ventre, abraça-lhe a cintura,
Morde-lhe os bicos túmidos dos seios,
Corre-lhe a espádua, espia-lhe o recôncavo
Da axila, acende-lhe o coral da boca,
E antes de se ir perder na escura noite,
Na densa noite dos cabelos negros,
Pára confusa, a palpitar, diante
Da luz mais bela dos seus grandes olhos.

E aos mornos beijos, às carícias ternas,
Da luz, cerrando levemente os cílios,
Satânia os lábios úmidos encurva,
E da boca na púrpura sangrenta
Abre um curto sorriso de volúpia...

Olavo Bilac.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Lugares e Estados de Alma.



A influência exercida sobre a nossa alma, pelos diferentes lugares, é uma coisa digna de observação. Se a melancolia nos conquista infalivelmente quando estamos à beira das águas, uma outra lei da nossa natureza impressionante faz com que, nas montanhas, os nossos sentimentos se purifiquem: ali a paixão ganha em profundidade o que parece perder em vivacidade.

Honoré de Balzac, in 'A Mulher de Trinta Anos'

Viajar.


"Uma longa viagem começa com um único passo".

Sofro de não te Ver .




Sofro
de não te ver,
de perder
os teus gestos
leves, lestos,
a tua fala
que o sorriso embala,
a tua alma
límpida, tão calma...

Sofro
de te perder,
durante dias que parecem meses,
durante meses que parecem anos...

Quem vem regar o meu jardim de enganos,
tratar das árvores de tenrinhos ramos?

Saúl Dias, in "Sangue (Inéditos)"

sábado, 10 de janeiro de 2009

Hotel Califórnia.




Eagles.

Segredos.


Um beijo é um segredo que se diz na boca e não no ouvido .

Sugar e ser sugado pelo amor


Sugar e ser sugado pelo amor

Sugar e ser sugado pelo amor
no mesmo instante boca milvalente
o corpo dois em um o gozo pleno
Que não pertence a mim nem te pertence
um gozo de fusão difusa transfusão
o lamber o chupar o ser chupado
no mesmo espasmo
é tudo boca boca boca boca
sessenta e nove vezes boquilíngua.


A língua lambe

A língua lambe as pétalas vermelhas
da rosa pluriaberta; a língua lavra
certo oculto botão, e vai tecendo
lépidas variações de leves ritmos.

E lambe, lambilonga, lambilenta,
a licorina gruta cabeluda,
e, quanto mais lambente, mais ativa,
atinge o céu do céu, entre gemidos,
entre gritos, balidos e rugidos
de leões na floresta, enfurecidos.


A castidade com que abria as coxas

A castidade com que abria as coxas
e reluzia a sua flora brava.
Na mansuetude das ovelhas mochas,
e tão estreita, como se alargava.

Ah, coito, coito, morte de tão vida,
sepultura na grama, sem dizeres.
Em minha ardente substância esvaída,
eu não era ninguém e era mil seres

em mim ressuscitados. Era Adão,
primeiro gesto nu ante a primeira
negritude de corpo feminino.

Roupa e tempo jaziam pelo chão.
E nem restava mais o mundo, à beira
dessa moita orvalhada, nem destino.


Mimosa boca errante

Mimosa boca errante
à superfície até achar o ponto
em que te apraz colher o fruto em fogo
que não será comido mas fruído
até se lhe esgotar o sumo cálido
e ele deixar-te, ou o deixares, flácido,
mas rorejando a baba de delícias
que fruto e boca se permitem, dádiva.

Boca mimosa e sábia,
impaciente de sugar e clausurar
inteiro, em ti, o talo rígido
mas varado de gozo ao confinar-se
no limitado espaço que ofereces
a seu volume e jato apaixonados
como podes tornar-te, assim aberta,
recurvo céu infindo e sepultura?

Mimosa boca e santa,
que devagar vais desfolhando a líquida
espuma do prazer em rito mudo,
lenta-lambente-lambilusamente
ligada à forma ereta qual se fossem
a boca o próprio fruto, e o fruto a boca,
oh chega, chega, chega de beber-me,
de matar-me, e, na morte, de viver-me.

Já sei a eternidade: é puro orgasmo.


Sem que eu pedisse, fizeste-me a graça

Sem que eu pedisse, fizeste-me a graça
de magnificar meu membro.
Sem que eu esperasse, ficaste de joelhos
em posição devota.
O que passou não é passado morto.
Para sempre e um dia
o pênis recolhe a piedade osculante de tua boca.

Hoje não estás nem sei onde estarás,
na total impossibilidade de gesto ou comunicação.
Não te vejo não te escuto não te aperto
mas tua boca está presente, adorando.

Adorando.

Nunca pensei ter entre as coxas um deus.

Carlos Dummond de Andrade

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

2009 - Ano Internacional da Astronomia





Quase todos os dias do calendário são dias de qualquer coisa, geralmente coisas que são consideradas boas: do não fumador, da árvore, da água, do Sol, do campo, do clima, do comércio justo, do sobreiro e da cortiça, do guarda florestal, etc. A maior parte deles é apadrinhada pela UNESCO (Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas) e muitos são considerados como iniciativas daquele organismo que estabelece os dias internacionais e os dias mundiais. Em todos os casos, o objectivo é a promoção de iniciativas que motivem os cidadãos a reflectir sobre o tema proposto, esperando-se que, com o decorrer dos anos, se melhorem as consciências e os contributos para a melhoria da qualidade de vida dos povos em geral.



Em 2009 completam-se 400 anos sobre as primeiras observações do céu – através de telescópios – realizadas pelo sábio italiano Galileu Galilei. Por isso, e para comemorar o facto, de que resultaram efeitos extraordinários na evolução do conhecimento do Universo e das ciências em geral, o governo italiano solicitou à UNESCO – em 2004 – que proclamasse o ano de 2009 como Ano Internacional da Astronomia. Em Dezembro de 2007 aquela agência das Nações Unidas adoptou a resolução proposta, considerando que “…as observações astronómicas têm implicações profundas no desenvolvimento da ciência, filosofia, religião, cultura e concepção geral do Universo” e ainda que “a UNESCO pode desempenhar um papel crucial na formação da opinião pública, no sentido de incrementar o seu conhecimento da importância da Astronomia para o desenvolvimento social…”.



Em Portugal, ainda em 2007, a Sociedade Portuguesa de Astronomia iniciou a organização das actividades para o 2009 – Ano Internacional da Astronomia, criando uma comissão que concebeu um programa e estabeleceu contactos com entidades, autarquias, editoras, companhias de teatro, orquestras e outras instituições para sugerir o seu envolvimento em iniciativas relacionadas com o tema e com os objectivos.



Na verdade, as actividades já se iniciaram, particularmente em escolas e instituições que apoiam o ensino. Os Museus de Ciência das Universidades de Coimbra e de Lisboa e o Centro Ciência Viva de Constância estão envolvidos na concretização de um projecto designado Descobre o teu Céu e que, para além de incentivar à observação do céu e à pesquisa e criação de histórias associadas às constelações, promove também o intercâmbio com vários países de língua portuguesa. Para além disso, o Centro Ciência Viva de Constância inaugurará, em Março, o maior telescópio público a funcionar em Portugal, o que facilitará as condições de acolhimento, em Julho, das Olimpíadas de Astronomia, evento que juntará participantes de todo o país em provas teóricas e práticas de Astronomia.



Naturalmente, da movimentação cultural que o Ano Internacional da Astronomia provocará em todo o mundo são esperados inúmeros actos e reflexões sobre a presença e importância da Astronomia nas culturas dos povos, ao longo dos séculos, em diversas regiões da Terra.



Mercê de apoio mecenático da Fundação EDP, o Centro Ciência Viva de Constância vai ser equipado com o maior telescópio público a funcionar em Portugal. A inauguração vai ocorrer a 20 de Março – data do 5º aniversário do CCV e em pleno 2009 – Ano Internacional da Astronomia –, embora a entrada em funcionamento experimental esteja prevista já para o mês de Janeiro.

Este potente telescópio servirá – para além de suporte às normais actividades do CCV – para a concretização de encontros de astrónomos amadores e profissionais do país e de outras nacionalidades, dos quais se destacam as Olimpíadas de Astronomia.



Dadas as suas dimensões, características e modos de controlo, o telescópio agora em fase de aquisição estabelece um meio-termo entre os melhores equipamentos utilizados por amadores e os grandes e sofisticados telescópios que equipam os maiores observatórios mundiais. De facto, as duas características ópticas mais importantes de um telescópio são o diâmetro do espelho e a sua distância focal, dado que a primeira determina a quantidade de luz que, vinda de um objecto, o telescópio pode captar, enquanto a segunda está directamente relacionada com o número de vezes que se pode aumentar a imagem, o que equivale a vermos o objecto celeste como se estivéssemos mais perto dele, cem, duzentas ou quinhentas vezes. No caso presente, o diâmetro do espelho ultrapassa meio metro e a sua curvatura é – de todos os tipos actualmente utilizados – a que produz imagens mais nítidas, as quais se formam a cerca de três metros e meio do espelho principal. Como tal distância focal implicaria uma estrutura física de grandes dimensões, a qual só poderia ser abrigada por um cúpula de diâmetro elevado, escolheu-se um tipo de telescópio em que um sistema óptico complexo comprime a distância focal de 3,5 metros para apenas 1,2 metros.



Outro aspecto determinante da qualidade de um telescópio é a estrutura (também designada montagem) onde assenta todo o sistema óptico, nomeadamente no que respeita à sua estabilidade e à suavidade dos seus movimentos. Por isso se optou por uma das melhores montagens, baseadas em sistemas de rolamentos, rodas dentadas e parafusos sem-fim movimentados por motores passo-a-passo alimentados por osciladores de frequência controlável. Assim, o telescópio pode ser apontado para qualquer região do céu e, compensando o movimento de rotação da Terra, seguir suavemente o objecto celeste em observação, permitindo a sua visibilidade ou a captura de imagens durante o tempo necessário.



O sistema electrónico de controlo do telescópio pode ser operado directamente pelo observador ou através de um computador, podendo as imagens dos objectos celestes ser observadas na ocular, num ecrã ou mesmo ser projectadas.



Naturalmente, à satisfação de possuir um moderno equipamento, o Centro Ciência Viva de Constância junta a responsabilidade assumida no protocolo estabelecido com a Fundação EDP de “contribuir para a cultura e conhecimento científico dos cidadãos, em particular dos jovens estudantes”, desenvolvendo acções nas instalações próprias e em outros lugares em que tal se revele importante e realizável, nomeadamente no Museu de Electricidade, em Lisboa. Para além da concessão do equipamento, a Fundação EDP garante o acompanhamento das actividades do CCV e a sua divulgação pelos mecanismos próprios.

Por CMC

Ai se sesse.

Escrever.


Uma boa frase é como uma boa anedota: dá brilho a quem a inventa e sobra ainda para quem a repete .

(Vergílio Ferreira.)

Strip-tease Secular !




Eu sou do tempo em que a mulher
nem mostrava o tornozelo;
que apelo!

Depois, já rapazinho
vi as primeiras pernas de mulher
por sob a curta saia;
que gandaia!

A moda avança,
a saia sobe mais,
mostrando já joelhos
lupercais!

As fazendas com os anos,
se fazem mais leves,
e surgem figurinhas, pelas ruas,
mostrando as lindas formas quase nuas.

E a mania do sport
trouxe o short.

O short amigo,
que trouxe consigo,
o maiô de duas peças.

E logo, de audácia em audácia,
a natureza, ganhando terreno,
sugeriu o biquini,
o maiô, de pequeno, ficando mais pequeno
não se sabendo mais,
até onde um corpo branco,
pode ficar moreno.

Deus, a graça é imerecida,
Mas dai-me ainda
Uns aninhos de vida!

Millôr Fernandes, in "Pif-Paf"

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Calar!


Por vezes a palavra representa um modo mais acertado de se calar, do que o silêncio...

Há momentos que...




Há momentos em que do fogo sobe para a noite
há momentos que resulta tão difícil chegarmos a um
sentimento.
Descubro uma figura que já não
sei seguir. Há momentos
eu vejo o que se senta à minha frente o amável corte
de cabelo o severo intento tomado como correcto
rosto onde a plenitude era possível. Rosto onde o
passado é a tarde de verão a pequena cidade onde o
sol pode dizer-se cai no campo rosto de passados ou
uma tarde de verão para ter tempo.

João Miguel Fernandes Jorge, in "Direito de Mentir"

Obstáculos.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Sinto




Sinto
que em minhas veias arde
sangue,
chama vermelha que vai cozendo
minhas paixões no coração.

Mulheres, por favor,
derramai água:
quando tudo se queima,
só as fagulhas voam
ao vento.

Federico García Lorca, in 'Poemas Esparsos'