Seguidores

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Literatura.


O Diário Secreto que Salazar não Leu


Baseado no diário secreto do responsável da contra-espionagem do MI5 durante a Segunda Guerra Mundial, o jornalista Rui Araújo conta a história oculta da espionagem em Portugal durante o conflito.

Para os historiadores, ou até para os meros curiosos da História, não é novidade que Lisboa foi um dos grandes centros de espionagem durante a Segunda Grande Guerra.

A capital portuguesa foi palco de conspirações, contactos, missões clandestinas, campanhas de contra-informação, contratação de espiões, rapto e trânsito de agentes, intrigas e subversão.

Lisboa era uma grande dor de cabeça para os serviços secretos britânicos e foram muitos os portugueses que participaram nessa guerra secreta, sobretudo ao lado das forças do Eixo (Alemanha-Itália-Japão), com a ajuda da “neutralidade” colaborante do regime de Salazar.

É da história desses homens e dessas mulheres que trata o livro de Rui Araújo. O jornalista baseou-se nos 12 volumes do diário secreto (de Agosto de 1939 a Junho de 1945) de Guy Liddell, responsável da contra-espionagem britânica para escrever um documento considerado essencial para a compreensão do conflito e do país que fomos.

Sem comentários: