Seguidores

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Beleza Maior é a que não se Vê




- Hoje, durante o meu passeio matinal, vi uma linda mulher... Meu Deus, que linda que ela era! (...)
- Sério, sr. Spinell? Descreva-ma então.
- Não, não posso! Dar-lhe-ia uma imagem imperfeita dela. Ao passar, mal a vi; na verdade, não a vi. Apercebi-me, porém, da sua sombra esfumada, e isso bastou para me excitar a imaginação e guardar dela uma imagem de beleza. Meu Deus, que linda imagem!
A mulher do sr. Klöterjahn sorriu.
- É essa a sua maneira de olhar para as mulheres bonitas, senhor Spinell?
- Sim, minha senhora, é; é muito melhor do que olhá-las fixamente na cara, com uma grosseira avidez da realidade, para no fim ficarmos com uma impressão falsa...

Thomas Mann, in "Tristão"

5 comentários:

r disse...

"A Beleza Maior é a que não se Vê"

Manuel basta ler «O Principezinho» para perceber isso e outras tantas «coisas» básicas, elementares, radicais (que vão à raíz).

r disse...

Ah
mas, ainda assim, concordo com o Drumond de Andrade

fundamental, beleza é fundamental...

r disse...

dois «m»
Drummond
bolas, 3 comentários para dizer uma coisa tão simples

Chris... ჱ-;-- disse...

A beleza agrada aos olhos, mas o essencial é invisível...
A sensibilidade do interior, a doçura da alma é que encanta a todos...
A essência de cada um está no seu íntimo...

Lindo post.

Bjo!

angela disse...

Apercebeu-se de sua alma com certeza.
beijos