Seguidores

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A Gloriola do Jornal !




O jornal estende sobre o mundo as suas duas folhas, salpicadas de preto, como aquelas duas asas com que os iconografistas do século XV representavam a Luxúria ou a Gula: e o Mundo todo se arremessa para o jornal, se quer agachar sob as duas asas que o levem à gloriola, lhe espalhem o nome pelo ar sonoro. E é por essa gloriola que os homens se perdem, e as mulheres se aviltam, e os Políticos desmancham a ordem do Estado, e os Artistas rebolam na extravagância estética, e os Sábios alardeiam teorias mirabolantes, e de todos os cantos, em todos os géneros, surge a horda ululante dos charlatães... (Como me vim tornando altiloquente e roncante!...) Mas e a verdade, meu Bento! Vê quantos preferem ser injuriados a serem ignorados! (Homenzinhos de letras, poetisas, dentistas, etc.). O próprio mal apetece sofregamente as sete linhas que o maldizem. Para aparecerem no jornal, há assassinos que assassinam. Até o velho instinto da conservação cede ao novo instinto da notoriedade - e existe tal maganão, que ante um funeral convertido em apoteose pela abundância das coroas, dos coches e dos prantos oratórios, lambe os beiços, pensativo, e deseja ser o morto.

Eça de Queirós, in 'A Correspondência de Fradique Mendes'

7 comentários:

r disse...

Nunca li...
que lacuna. Terei de ler
(«brigada p'la alembradura»)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucía.uy disse...

Hola Manuuuuuuu! estoy de pasadita y muy revoltosa ultimamente, el domingo votamos a nuestro nuevo presidente!
un abrazo amigo! y gracias por estar

Sylvia disse...

... Se eu sei! Aqui e o reino dos papparazzi. Toda a gente faz de tudo para ser famosa. Vendem-se fotos atrevidas por milhares. Os jornais exploram o sensacionalismo. E nao existe uma Lei de Imprensa consistente que proteja os direitos privados.

angela disse...

O Eça era genial e continua atual em muitos dos seus escritos.
beijos

Café com Bolo disse...

Caro Manuel, vc como sempre muito gentil, deixando sempre um recadinho carinhoso lá no blog...
Quanto ao Eça...como eu AMO esse homem...todos os seus livros são de uma atualidade alarmante...chega a dar medo a visão lúcida que esse homem tinha das sociedades...tudo o que ele escreveu, poderia estar nos jornais de hoje!
Beijos

Anónimo disse...

Bom dia,meu Amigo.
Realmente o meu prato favorito,na sua forma original,tinha essa referência a Alexandre Herculano.
Devia ser um azeite estupendo!!
Beijo.
isa.