Seguidores

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Não Sei se Isto é Amor ...





Não sei se isto é amor. Procuro o teu olhar,
Se alguma dor me fere, em busca de um abrigo;
E apesar disso, crê! nunca pensei num lar
Onde fosses feliz, e eu feliz contigo.
Por ti nunca chorei nenhum ideal desfeito.
E nunca te escrevi nenhuns versos românticos.
Nem depois de acordar te procurei no leito
Como a esposa sensual do Cântico dos cânticos.
Se é amar-te não sei. Não sei se te idealizo
A tua cor sadia, o teu sorriso terno...
Mas sinto-me sorrir de ver esse sorriso
Que me penetra bem, como este sol de Inverno.
Passo contigo a tarde e sempre sem receio
Da luz crepuscular, que enerva, que provoca.
Eu não demoro a olhar na curva do teu seio
Nem me lembrei jamais de te beijar na boca.
Eu não sei se é amor. Será talvez começo...
Eu não sei que mudança a minha alma pressente...
Amor não sei se o é, mas sei que te estremeço,
Que adoecia talvez de te saber doente.

Camilo Pessanha, in 'Clepsidra'

19 comentários:

franciete disse...

Não sei se é amor
nem sei se é paixão
só sei que sinto dor
neste louco coração.

Meu amigo adorei o poema, tenha uma linda semana, com beijinhos de luz e muita paz.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido Manuel

Claro que é amor...um lindo texto de Camilo Pessanha...lindo mesmo.

Beijinho
Sonhadora

Viviana disse...

Manuel meu querido amigo

Que poema encantador!

Posso notar aqui uma enorme nobreza de sentimentos.

Li-o duas vezes.
Gostei muito.

Um abraço

viviana

Essência e Palavras disse...

Hummmmmm! Que bela escolha!


beijo meu! Pra voce!

Mara Santos disse...

Olá Manuel!
Camilo Pessanha é sempre um boa escolha, parabéns1
Beijos,
Mara

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

Isso é vida . A razão que nos renova a cada dia.
Mil beijinhos

Milene Lima disse...

Mas, heim? É amor sim. É sempre amor vindo de ti, pelo menos demonstras isso aqui.

E da próxima vez, beije-a na boca. Beije-a doce e apaixonadamente.

A imagem é um encanto.

Beijos, boa semana.

Jorge Manuel Brasil Mesquita disse...

Gostei de ler um bonito poema de amor sofrido de Camilo Pessanha.
Jorge Manuel Brasil Mesquita
Lisboa, 25/01/2011

Anónimo disse...

Nossa...que lindo!!!!!

Acho que é mesmo uma declaração de AMOR!!!!


bjos!!!!



Zil

Rosane Marega disse...

hum... sei la, mas, eu acho que deve ser amor e se não for é algum sentimento MARAVILHOSO!
Tenho certeza.
Beijossssssss

Mari disse...

É amor manso, maduro...consistente...
mas é amor sim!
Beijos

ana paula pinto disse...

Sempre do mais bonito que há...

Nilce disse...

Oi Manuel

Lindo poema de Pessanha.
Há que se imaginar um lindo amor a se concretizar, mesmo que sonhado.

Bjs no coração!

Nilce

Glorinha L de Lion disse...

É amor sim, o começo dele, quando ainda nos tornamos um só, beijos,

Laços e Rendas de Nós disse...

"Eu não sei se é amor. Será talvez começo..."

e foi o de um grande amor. Camilo Pessanha, uma boa escolha...

Beijo

guímel disse...

Uma analise bem minuciosa para ter a convicção que é Amor.
Linda escolha!

Bjsss

SILÊNCIO CULPADO disse...

Manuel

Que lindo este poema de Amor que reflecte a ternura o enamoramento.

Abraço

Yo Neris disse...

Pode ser amor, pode ser paixão... Seja lá o que for, esse sentimento é delicioso.
bjs