Seguidores

domingo, 29 de maio de 2011

Literatura



Sinopse.

É uma noite de temporal. A noite do acidente. Há uma gota de água suspensa num estilhaço de vidro que teima em não cair. Há um instante que se eterniza. Reflectida na gota, Violeta mergulha nessa eternidade e recorda o que pode ter sido o último dia da sua vida, e nesse dia, toda a vida, e nessa vida, os pais, a filha, a criada, o bastardo, e em todos, a urgência da vida que prossegue indiferente como a estrada de onde ainda agora se despistou. Nessa posição instável, de cabeça para baixo, presa pelo cinto de segurança, parece que tudo se desamarra. O presente perde a opacidade com que o quotidiano o resguarda e Violeta afunda-se nos passados de que é feita, uma espiral alucinada de transparências e ecos. Violeta vira uma esquina (ou será uma página?) e a revolução de Abril irrompe, empunhando a raiva do bastardo. Abre uma porta (talvez um parágrafo) da casa vazia e a mãe chama por ela enquanto o pai enlouquece lá fora, no quintal. Um homem afoga o desejo no corpo dela (vírgula, de certeza) e a menina dos patins desliza à frente da filha que perde a vida como caixa de hipermercado. A criada, como sempre, está calada (ponto final).

18 comentários:

Laços e Rendas de Nós disse...

Estou triste.

Devias publicar tudo. Só a sinopse fez-me desejar ir já comprar o livro.

Amanhã não escapa.

Obrigada.

Beijo

Unknown disse...

Olá Manuel

Vim agradecer e retribuir a sua visita, obrigada. Me perdoe a demora em responder, mas com estes problemas no blogger, fiquei em atraso com os comentários. Seja sempre bem vindo ao meu bloguito.

Um ótimo domingo à vc
Bjooooooooooo..............

http://amigadamoda.blogspot.com

Flor disse...

Parece-me muito interessante esta obra.

Manuel passa pelo meu blogue de Noite de Tormentas. Tens lá uma prendinha.

Beijinhos
Flor

GRAÇA disse...

Manuel! obrigada pela força para o meu amiguinho
sei que ando em falta consigo , mas a mami anda em baixo pois a 2 semanas morreu uma prima dela com cancro no pâncreas,em 10 meses e depois o concurso que já estava a andar teve de ir para frente se quiseres veres barriguinhas de felinos e caninos e se quiser votar pode, está no blog:
presenteslovega-2(selinhos)
Ronron e um beijito da minha doninha e uma boa semana
Grça e Kika

Luna disse...

penso ser um livro que nos prende,obrigada pela partilha e o apimentar da vontade de o ler
bjs

Marilu disse...

Querido amigo, afinal consigo postar um comentário, quero te agradecer pela gentileza de teres deixado aquela explicação sobre os problemas do blogger. Tenha uma linda semana. Beijocas.
Se tiver um tempinho de uma passadinha no meu novo blog.
http://worldgeoblog-marilu.blogspot.com

ValeriaC disse...

Fascinante...intrigante...deu vontade de continuar lendo...
Beijinhos...
Valéria

Rosane Marega disse...

Ate que enfim parece que blogger voltou ao normal, ja estava com saudades de poder aqui comentar.
Beijosssssss

Carla Fernanda disse...

Bela sinopse!
Boa noite e bela semana amigo!
Beijos,
Carla

Lena disse...

Oi, mmeu querido
A sinopse deixou um gostinho de quero mais... Interessante! Devidamente anotado!Bjkas e uma semana comprometida com a felicidade!

Unknown disse...

Vim agradecer e retribuir a sua visita,obrigada. vc foi neste show?
27 de maio - Sportpaleis, Antuérpia, Bélgica, Manu se vc foi me conta tudo, quero saber tudo em...rsrsr!!
Eu adoro ler seus post são fantástico, parabéns amigo!!
Uma ótima semana pra vc!!
beijos.

Betty Gaeta disse...

Oi Manuel,
Parece interessante...
Bjkas e uma ótima semana para vc.

www.gosto-disto.com

Fernando Santos (Chana) disse...

Bela sinopse....Espectacular....
Um abraço

Manuela Freitas disse...

Olá querido Manel,
Pela sinopse, dá vontade de ir já comprar! Ai Manel por muito que se leia, fica sempre tanto para ler!...
Beijos,
Manu

lis disse...

Adoro ler Manuel.
Sinto falta do livro , e ultimamente a internet rouba meu tempo e fico lendo daqui mesmo.Não é tão bom como o livrinho que a gente lê recostada na cama rs ou num sofá confortável.rs
Obrigada pelo resumo do que voce leu bom acompanhar o seu olhar.
abraços, boa semana

Mara Santos disse...

Olá Manuel!
Gostei da sinopse......
Fiquei curiosa pra conhecer o livro todo.
Tenha uma ótima semana.
beijos,
Mara

mentoresdeluz.blogspot.com disse...

meu querido amigo Manuel Marques
muito me honrra sempre que recebo sua visita tão importante para mim.
Vim retribuir seu carinho,e ler seu versos mais lindos,poeta voce é dez.
teus poemas brotam do fundo da alma
pode se sentir no coração.
tenha ótima semana bjs marlene

Ilaine disse...

Querido Manuel! Adorei sua resenha, parece lindo demais este livro. Obrigada por mostrá-lo para nós. Beijo