Seguidores

terça-feira, 10 de maio de 2011

A Minha Biblioteca é o Meu Harém ...



Olho para as centenas de livros no meu gabinete e apercebo-me que não toquei na maior parte deles depois de os ter lido ou dado uma vista de olhos pela primeira vez. Mas nem sequer considero a hipótese de me desfazer deles - então, e se eu quiser abrir este ou aquele um dia destes? Gastei o meu último dinheiro tanto a adquirir novos livros como em prostitutas. Comprar livros novos é um prazer muito diferente do prazer de ler: examinar, cheirar, folhear um livro novo é a própria felicidade.
Os livros dão-me confiança pela sua disponibilidade, de que posso sempre aproveitar-me se quiser. O mesmo acontece com as mulheres - preciso de muitas delas e têm de se abrir à minha fente como os livros. Na verdade, para mim, os livros e as mulheres são semelhantes de muitas formas. Abrir as páginas de um livro é o mesmo que afastar as pernas de uma mulher - o conhecimento revela-se à nossa vista.

Todos os livros têm um odor próprio: quando abrimos um livro e cheiramos, cheiramos a tinta, e é diferente em cada livro. Rasgar as páginas de um livro é um prazer inenarrável. Mesmo um livro estúpido me dá prazer quando o abro pela primeira vez. Quanto mais esperto for, mais me atrai, e a beleza da capa não é importante para mim. Isto não é necessariamente verdade para as mulheres.
Tal como uma mulher se pode vir com qualquer homem habilidoso, assim um livro se abre a qualquer um que lhe pegue. Dará o prazer da sua sabedoria a quem for capaz de o compreender. Por isso sou cioso dos meus livros e não gosto de os dar a ninguém para ler. A minha biblioteca é o meu harém.

Alexander Puschkine, in 'Diário Secreto'

7 comentários:

Lídia Borges disse...

Bem este senhor Alexander Puschkine parece não ter as mulheres em muito boa conta. Não admira, o seu maior prazer não é ler, mas poder comprar livros para folhear.
Deve ser por isso mesmo que tem muito que aprender.
Não acha?

L.B.

Fabio G. Bensoussan disse...

Grande blog - e grande post! Parabéns. Gostaria de apresentar meu http://bibliotecadofabio.blogspot.com, aqui d'alem mar. Abraço, Fabio

Graça Pereira disse...

E é um harém muito bem escolhido!!
Bj
Graça

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Manuel

Passando e deixando um beijo.

Sonhadora

Nilce disse...

O texto é muito bonito Manuel.
A comparação é muito interessante.

Minha biblioteca é enorme, mas meus homens são poucos.
Meu amor pelos livros é tão grande como a eles, mas o perfume, o delírio, a paixão acaba logo nas capas e logo substituo. Mas o amor por um homem, só se ele me deixar.

Bjs no coração!

Nilce

ValeriaC disse...

Interessante visão... a unicidade de cada livro... e na verdade de cada ser.
Beijinhos...
Valéria

Rosane Marega disse...

Diferente, forte, minucioso...eu gostei!
BeijossSSSSS