Seguidores

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Infinitude dos Amantes .



Se até agora ainda não possuo todo o teu amor,
Querida, nunca o terei de todo.
Não posso soltar mais um suspiro, comover-me,
Nem suplicar a mais outra lágrima que corra;
E todo o meu tesouro, que deveria comprar-te —
Suspiros, lágrimas, juras e cartas — já gastei.
Porém, nada mais me poderá ser devido,
Além do proposto no negócio acordado:
Se então a tua dádiva de amor foi parcial,
Que parte a mim, parte a outros, caberia,
Querida, nunca te possuirei totalmente.

Mas, se então me deste tudo,
Tudo seria apenas o tudo que ao tempo tinhas;
E se em teu coração, desde então, existe ou venha
A existir novo amor gerado por outros homens,
Cujos haveres estejam intactos e possam, em lágrimas,
Em suspiros, em juras e cartas, exceder a minha oferta,
Este novo amor pode suscitar novos receios,
Dado que um tal amor não foi jurado por ti.
Mas se foi, sendo as tuas dádivas gerais,
O terreno — o teu coração —, é meu, e o que quer
Que nele cresça, querida, pertence-me totalmente.

Porém, também não o quereria todo ainda,
Porque quem tudo tem nada mais pode possuir
E visto que o meu amor deve aceitar cada dia
Um novo aumento, deverias reservar-me novas recompensas.
Não podes dar-me o teu coração todos os dias,
Porque se pudesses, é porque nunca mo tinhas dado.
E tais são os enigmas do amor: ainda que teu coração parta,
Fica em casa; e ao perdê-lo, tu salvaste-o.
Mas nós encontraremos um caminho mais nobre
Que a troca de corações: poderemos uni-los, e assim
Seremos um, e o todo de cada um.

John Donne, in "Poemas Eróticos"

17 comentários:

Renata disse...

"Porém, também não o quereria todo ainda,
Porque quem tudo tem nada mais pode possuir"

Ninguém nunca pertencerá a ninguem por inteiro!

Boa Noite!

Viviana disse...

"Mas nós encontraremos um caminho mais nobre
Que a troca de corações: poderemos uni-los, e assim
Seremos um, e o todo de cada um."

Estas palavras fizeram vir á minha lembrança estas outras:

"Por iso o homem deixa a casa do pai e da mãe para se unir com a sua mulher e ficam a ser um só corpo."
(Génesis cap. 2:24)

Bíblia Sagrada

Um abraço, meu bom amigo

viviana

Blog da Fofa disse...

Ai que lindooooooo!!! "Que a troca de corações: poderemos uni-los, e assim seremos um, e o todo de cada um. " Esse desfecho foi mara. Um prazer vir aqui te visitar. Grande bjo da sua amiga

Nilce disse...

Lindo e emocionante poema de amor quase impossível Manuel.
Mas que amor é impossível para quem ama? Nenhum.
Bela escolha.

Bjs no coração!

Nilce

Sandra Gonçalves disse...

O amor, tão cantando em verso e prosa, em cores em negro e rosa, sempre o amor...Lindo poema, boa escolha amigo.
Bjos achocolatados

Zélia Guardiano disse...

Simplesmente encantador, amigo Manuel!
Vê-se o esmero com que escolheste este lindíssimo presente para nós.
Grata!
Muitograta, amigo!
Abraço apertado da
Zélia

Artes da Marga disse...

Oi Manuel!
Passar por aqui é ancorar e esquecer da vida. Dá vontade de ficar lendo e lendo muito. Eu adoro tudo isso.
Grande beijo

Vivian disse...

Olá!!

Intenso e muito sedutor...
Lindo poema!!
Beijos
Boa semana!!

diariodumapsi disse...

Os amantes podem também ser finitos!
Obrigada pelo carinho.
Gd beijo

Mara Santos disse...

Olá Manuel!
Não conhecia...gostei!
Beijo,
Mara

Entrevidas disse...

Oi Manuel, que amor lindo leve e solto o teu! muito bom. Beijos

franciete disse...

As coisas da vida só são boas quando as temos por inteiro, porque a vida é plena e não se vive só por metades.
Já basta quando algo de nós nos vão retirando.
Beijos de luz e muita paz

Laura disse...

Estava a ver que a escrita era demais para a tua camioneta... mas vá..

beijinhos e podes crer que a mulher só pertence a quem ama e quando ama...de resto...nem vale a pena.

laura

Graça Pereira disse...

Ninguem é de ninguem, a vida é mesmo assim...já dizia a canção!
Beijos
Graça

Carla Diacov disse...

Manuel, a infinitude em amar em carne e ollhos e lhos de alma...bem postado, amigo....
Ainda sobre o teu comentário )sempre tão gentil( no post do Dr. Stanley; A beleza do espírito, causa admiração E CANTA; a da alma, estima OS SONS; e a do corpo, amor AO VIOLÃO.
RSS. Sempre carinhoso nas visitas pelos meus blogs...Beijinhos.

Carla Diacov disse...

Ah, estou na campanha do além, buscando visitadas opiniões aqui no nichosdamortaquasemenoria.blogspot.com , onde vitrines tentam indenizar ensejos amortalhados, onde morte é como coisa vivida em finalmente arder, arder até vir a crer...enfim, conto com a tua visita!
Beijos vivos!

Regina Rozenbaum disse...

Dos pronomes possessivos já me livrei.
Beijuuss n.c.