Seguidores

sábado, 19 de março de 2011

Pai, a Minha Sombra és Tu




a cadeira está vazia, um corpo ausente
não aquece a madeira que lhe dá forma

e não ouço o recado que me quiseste dar
nem a tua voz forte que grita meninos
na hora de acordar
ouço o teu abraço, no corredor em gaia
e os olhos molhados pela inusitada despedida

o sol foge
mas o crepúsculo desenha a sombra que
tenho colada aos pés
ou o espelho, coberto com a tua face

pai, digo-te
a minha sombra és tu

Jorge Reis-Sá, in "A Palavra no Cimo das Águas"

16 comentários:

diariodumapsi disse...

Ei Manuel!
É dia dos pais por aí? Já é a segunda imagem de feliz dia do pai que vejo na net, fiquei curiosa.
De qualquer forma o poema traduz uma linda saudade.
Gd beijo

Breve Leonardo disse...

[sombra, a que nos recolhe no caminho]

um imenso abraço, Manuel

Leonardo B.

Renata disse...

Eu como quase nunca o tive...não saberia sentir sua falta...mas imagino sim, a falta que faz um pai...lindos dizeres!

Boa Tarde, quase noite aqui!

Mara Santos disse...

Olá Manuel!
Que bela maneira encontrastes de homenagear o teu pai nesta data tão especial.
Parabéns pra ti, meu amigo!
Feliz DIa Dos Pais!
Com carinho,
Mara

Anónimo disse...

Tem pai que está presente mesmo estando ausente... acho bonito isso.

bjs

Manuela Freitas disse...

OLá querido Manuel,
Gostei muito deste poema ao pai! Que bom quando se teve ou se tem um pai, que sempre está em nós. Pai e mãe são os nossos esteios na vida!
Beijinhos,
Manu

Lídia Borges disse...

Sempre nos acompanha a sombra, e paradoxalmente, nos ilumina.

Um beijo

Laços e Rendas de Nós disse...

Manuel

Este é um dia de alegria mas também de saudade.

Beijo

Anónimo disse...

Pai que escolhe um filho em detrimento do outro não devia ser chamado pai.

Leonor Lourenço disse...

Lindo e sentido!
Beijo Leonor

Anónimo disse...

Bela Homenagem!

Sandra disse...

Venho carinhosamente lhe oferecer o presente do Poetas um voo livre. a conquista é de todos. Fazes perte desse momento bem especial.
MUITO OBRIGADA
PASSE AQUI.
http://sandraregina7.blogspot.com/
VOU TE ESPERAR.
CARINHOSAMENTE PASSO VOANDO PARA TRAZER O MEU CARINHO..
ATÉ MAIS.
SANDRA

Calma que estou com pressa! disse...

oi amigo poeta-
qeu lindo texto - concordo inteiramentecom ele- bom pelo menos eu tive um pai que foi sombra, sol...
bj
lu

Milene Lima disse...

Te deixo essa música em homenagem ao dia do pai aí em Portugal... Lembro muito do meu quando a ouço. Espero que goste.

Feliz dia que já foi, Manuel.
Beijo.


http://www.youtube.com/watch?v=kEw22vDYnDg&feature=related

Marilu disse...

Querido amigo, entre poemas, poesias, contos, histórias tão diversas de cada um de nós,
muitas vezes fazemos com que pessoas riam, chorem, fiquem emocionadas. Somos blogueiros
colocamos nossos sentimentos em cada palavra, a todas nós Parabéns pelo nosso dia.
Feliz dia do Blogueiro.

Lena disse...

Oi, Manuel
Vocês comemoram o Dia dos Pais agora?
O poema me reportou à imagem do meu pai e me fêz "morrer de saudades" dele. Belo texto. Bjs.