Seguidores

sábado, 8 de maio de 2010

A Lealdade é um Amor que Esquece o Mundo.




Só se é realmente leal quando se está sujeito a alguém ou a algo. Aí, onde mesmo um sonho pode ser senhor. Na sujeição de quem serve uma causa, na sujeição de quem se submete a um chefe, na sujeição à pessoa amada, na sujeição do sentimento e na sujeição do dever, no sacrifício da liberdade, da razão e do interesse. No desperdício e no desprezo do que está à vista e do que está à mão, é nesta desagradável situação que se acha ou não acha a lealdade. É por ser selvagem e servil, mas só a um senhor, que a lealdade tem valor. É muito difícil ser-se leal, mas só porque é muito difícil seguirmos o coração. A lealdade é um amor que esquece o mundo.

Ao escolher um amigo, e ao ser-se amigo dele, rejeitam-se as outras pessoas. Quando estamos apaixonados, é através dessa pessoa que amamos a humanidade. O amor ocupa-nos muito. E para os outros, não fica quase nada.
Não se consegue ser leal ao ponto de calar o coração. Mas sofremos com as nossas deslealdades. Sabemos perfeitamente o que estamos a fazer, quem sacrificámos, e porquê. É por causa da consciência da nossa imperfeição que o ideal da verdadeira lealdade não pode ser abandonado ou alterado. O facto de ser incumprível não obriga a que se arranje uma versão softcore, mais cómoda e realista. É preciso aguentar. A lealdade é uma coisa tão cega e simples de determinar quanto é difícil de determinar quanto é difícil de seguir.

Miguel Esteves Cardoso, in 'As Minhas Aventuras na República Portuguesa'

9 comentários:

Unknown disse...

Um belo texto, Manuel.
Valeu ter vindo aqui.




Abraços do tamanho do oceano que nos separa.

angela disse...

Adorei esse texto, inspirador de muitos pensamentos.
beijos

Sandra disse...

lindo e belo texto, amigo. Obrigado pela sua visita.

Amo a sua companhia.

DESCULPE MINHA AUSENCIA.MAS NÃO FOI POSSIVEL VIR ANTES. ESTAVA TAMBÉM COM SAUDADES DE VC.
TENHO QUE DIVIDIR MEU TEMPO EM MIL.
MAS OS AMIGOS MORAM DENTRO DO MEU CORAÇÃO E PENSAMENTO. POR ISSO JAMAIS SERAM ESQUECIDOS. PASSE O TEMPO, PASSA AS HORAS. MAS VC ESTARÁ COMIGO..MINHAS LEMBRANÇAS SEMPRE ME REPORTAM ATÉ VC. OS HORIZONTES SÃO GRANDES, MAS O AMOR ENCURTA ESTA DISTANCIA.
UM GRANDE ABRAÇO.
SANDRA

Denise disse...

O amor é servil...?

Reflexão profunda, este texto permite a imperfeição. "Ser humano"...

Bom fim de semana, amigo!
Beijo

Clecilene Carvalho disse...

Cada escolha uma renúncia.
Não podemos ter tudo ao mesmo tempo.

Não se consegue ser leal ao ponto de calar o coração. Mas sofremos com as nossas deslealdades.

Sofremos com o não dito e em vezes também com o sim.

Somos seres complexos e sofremos com esta complexidade de sentimentos, de buscas, e de desejos e amores.

Gostei demais.

Anónimo disse...

Apesar de sermos seres passíveis de erros, cheios de imperfeições e limitados, acho a lealdade algo fundamental.
Ainda outro dia eu estava a refleir sobre a diferença entre lealdade e fidelidade e a importância dos dois em nossas vidas.
Amigo,como sempre,seus textos são magníficos!
Beijinhos brasileirinhos
Yoyo

Glorinha L de Lion disse...

Amigo Manuel...discordo....acho que é muito fácil ser leal a nós mesmos...aos outros é dificílimo...beijos! bom domingo!

lili laranjo disse...

Manuel

Obrigada.................


Obrigada pelo carinho demonstrado no aniversário do meu marido.. Juntos caminhamos
juntos sofremos
juntos amamos.
A vida é assim...
Com amor vamos caminhando...

Obrigada pelo carinho demonstrado...

Manuela Freitas disse...

Gostei do texto, o Miguel coloca sempre as questões de uma forma muito especial. Realmente a lealdade pode ser uma sujeição e quando se sente como sujeição já nem é lealdade, até pode ser subjugação. Lealdade para mim é algo que surge, quando há um equilíbrio muito grande entre duas pessoas. Este assunto dava «pano para mangas»!
Beijinhos,
Manú