Seguidores

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Deixa-me Falar-te de Amor.




Nesta era em que tudo é fabricado, em que nada é natural, em que nada é puro; em que os primeiros beijos se trocam por telemóvel, se fala por sms e os ditos «encontros românticos» acontecem no cinema, entre um balde de pipocas e um copo de coca-cola, nesta era, que já não é minha, já não é tua, já nem é nossa; deixa-me falar-te de amor. Não quero falar deste «amor» novo, feito de «roda-bota-fora», que nasce podre e é vazio. Não te quero falar do amor para passar tempo, que se joga na Internet; nem daquele que se conhece num bar ou numa discoteca.

Não: deixa-me falar-te de amor como o conheço, da mesma forma lamechas e (hoje) tão fora de moda; a mesma que te ensinaram os teus pais ou os teus avós; como era antigamente, quando passeavam junto ao rio, por vezes de mãos dadas, e coravam ainda, se encontravam alguma cara conhecida. Deixa-me falar-te do amor que me ensinaste. O amor que me ensinaste começou por um acaso, porque, por acaso, eu estava sozinha e tu também. O amor que me ensinaste não foi cozinhado nem confeccionado a propósito.

No nosso amor, tu dás-me a mão e eu coro; convidas-me para sair e eu hesito; brincas com os meus caracóis e eu gosto; bebemos chá e ficamos ébrios; passeamos à beira-rio e pode ser que nos beijemos. No nosso amor, não somos só amantes, mas somos cúmplices. E companheiros. Olhas para mim e lês-me nas entrelinhas. Olho para ti e sei-te de cor. Sorrio e mergulhas nesse sorriso. Abraças-me e absorves-me inteira. Dizes-me «amo-te» e eu acredito.
O amor que me ensinaste é puro, é natural, é biológico, sem corantes nem conservantes. Mas deixa-me contar-te um segredo: nesta era, que já não é minha, já não é tua, já nem é nossa; o nosso amor, ainda encanta!

Ana Rita da Silva Freitas Rocha, in 'Textos de Amor

21 comentários:

Yo Neris disse...

Que lindo, que lindo esse texto amigo!! Fiquei apaixonada...
Também eu, amigo querido, tenho sentido saudades das tuas postagens sempre tão cheias amor, de paixão.
bjso mil

Rosane Marega disse...

Isso é amor...!
Lindo!
Beijossssss

Anónimo disse...

Me parece que o amor de antigamente era puro encantamento, cada coisa ia acontecendo ao seu tempo sem atropelos... Muito bonito esse amor.

Beijo

Entrevidas disse...

É Manoel os tempos mudaram. uns dizem que é melhor, outros nem tanto, do meu tempo nada resta, só saudades. Beijos

Magia da Inês disse...

Olá, amigo!
Amor sem corantes e nem conservante... isso é demais... é ecológico... e com segundas intenções é humano...
.♫♫° ·.
•♫♫•.¸ღ¸.•♫♫•.¸
°º♫ Beijos do Brasil

MENTORESDELUZ.BLOGSPOT.COM disse...

PODES FALAR DE AMOR MANOEL,QUE MEU CORAÇÃO,MEUS OLHOS E OVIDOS ENCANTAN-SE COM TUA POESIA LINDA SUAVE,TERNA
COMO POUCO SE CONSEGUE VER LER SENTIR
,TENHA UMA BOA NOITE,SONHE NOVOS POEMAS PARA DIZE-LOS DEPOIS,,COM CARINHO,SUA SEGUIDORA,

MARLENE

Mariana disse...

Qd falamos de amor, o sentimos, e isto nos torna grande, e o mundo melhor.
Grande e belo texto.

lis disse...

E como encanta manuel
encantou-me o texto de amor.
assim mesmo "lamechas" palavrinha portuguesa essa ... bem melosa , dengosa , gostosa rs
um abraço
obrigada pela excelente partilha

Beth/Lilás disse...

Sim, amigo, este amor ainda encanta não só a nós de outra geração como também a muitos jovens que adorariam encontrar um amor assim.
beijos cariocas

Milene Lima disse...

Deixo-te falar de amor, dessa era que já não é nossa e que tantas saudades traz de outrora.

Lindo, Manuel.

Anónimo disse...

Oi amigo...

Que texto lindOOOOOO!!!!!

fiquei encantada com as palavras usadas...

Ahhh...que bom seria viver assim...

bjos!

Zil

RosanAzul disse...

Gostei disso!

"Deixa-me falar-te do amor que me ensinaste. O amor que me ensinaste começou por um acaso, porque, por acaso, eu estava sozinha e tu também. O amor que me ensinaste não foi cozinhado nem confeccionado a propósito"...

Bela postagem Manuel!
Beijo,
RO

Vinicius.C disse...

Olá amigo!!

Muito lindo seu texto!

Podemos falar de amor até onde não se prega o amor.
Podemor ter como resposta o vazio.
Podemos superar um erro quando o amor manifesta-se em defsa deste erro.

Quando se trata de amor, tudo se manifesta e a realidade que as vezes nos parece crua- fria... muda sua forma.

Um forte abraço!

Nos vemos no Alma!

Vinicius.

guímel disse...

Manuel!

Se por um momento parasse o planeta e todos pudessem sentir por 10 minutos um amor suave e denso como este, garanto que toda a humanidade estaria regenerada!

Lindo texto!

Bjsss

Secreta disse...

Falar desse Amor bonito e verdadeiro. O único que nos dá alegria de sentir.

She disse...

Que lindoooooooo! Realmente hj está tudo tão diferente, seco, automático, e fast-food... Adorei!

Obrigada pelo carinho lá no meu Cantinho e que bom q no seu caso operando ficou bom, mas não é o meu não, e já estou melhorando...

Obrigada! Na realidade é a sequela de um grave acidente, só não posso abusar de esforços repetitivos... ;)

Bjo, bjo!
She

Sandra Gonçalves disse...

Esse sim é o amor que todas queremos.
Lindo demais o texto.
Bjos achocolatados

Élys disse...

Um texto de uma ternura e de uma nostalgia muito grande.
Um abraço.

orvalhos poesia disse...

Foi boa a visita, li com imenso prazer, esta prosa poética, bem ao meu gosto, me fez lembrar o meu tempo de namoro, um pouquito lá mais atrás, mas aqui bem descrito,
e que sinceramente eu acho bem mais
bonito que o de agora, agora dele só restam saudades.

Um beijo carinhoso, grata pela partilha.

Nilce disse...

Muito lindo o texto Manuel.
Essa é a realidade do meu tempo. O amor limpo, belo, que faz o coração disparar, que cora a face.
Pena que hoje os amores não são mais assim.

Bjs no coração!

Nilce

Denise disse...

Imagem linda, combina com a pureza do amor - este aqui descrito, é puro encantamento!

"Olhas para mim e lês-me nas entrelinhas. Olho para ti e sei-te de cor. Sorrio e mergulhas nesse sorriso. Abraças-me e absorves-me inteira."

Um bjo, amigo. Teu blog sempre profundo...