Seguidores

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Os Cinco Sentidos.



Homenagem a Almeida Garrett (4 de fevereiro de 1799)



São belas - bem o sei, essas estrelas,
Mil cores - divinais têm essas flores;
Mas eu não tenho, amor, olhos para elas:
Em toda a natureza
Não vejo outra beleza
Senão a ti - a ti!

Divina - ai! sim, será a voz que afina
Saudosa - na ramagem densa, umbrosa.
será; mas eu do rouxinol que trina
Não oiço a melodia,
Nem sinto outra harmonia
Senão a ti - a ti!

Respira - n'aura que entre as flores gira,
Celeste - incenso de perfume agreste,
Sei... não sinto: minha alma não aspira,
Não percebe, não toma
Senão o doce aroma
Que vem de ti - de ti!

Formosos - são os pomos saborosos,
É um mimo - de néctar o racimo:
E eu tenho fome e sede... sequiosos,
Famintos meus desejos
Estão... mas é de beijos,
É só de ti - de ti!

Macia - deve a relva luzidia
Do leito - ser por certo em que me deito.
Mas quem, ao pé de ti, quem poderia
Sentir outras carícias,
Tocar noutras delícias
Senão em ti! - em ti!

A ti! ai, a ti só os meus sentidos
Todos num confundidos,
Sentem, ouvem, respiram;
Em ti, por ti deliram.
Em ti a minha sorte,
A minha vida em ti;
E quando venha a morte,
Será morrer por ti.

Almeida Garrett, in 'Folhas Caídas'

22 comentários:

Betty Gaeta disse...

Nossa! Que coisa mais linda! Parabéns pela ótima escolha.
Bjkas e uma noite maravilhosa para vc.

http://gostodistonew.blogspot.com/

Sandra disse...

Parabéns pelo lindo poema.
Ola, como vai..tudo bem?
Obrigada pelo carinho. Agradeço pela sua amizade.. Carinho.
Como é bom abrir as portas do Blog e poder te encontrar.
Desculpe pela ausência. Mas nem sempre conseguimos fazer tudo, como pensamos. Sempre precisamos dar um tempo.
Obrigada pelo seu carinho. Assim que puder voltarei.
Carinhosamente,deixo o meu abraço..
Sandra.

A Amizade é um grande tesouro que encontramos.. Um Brilhante que esta sempre a brilhar.
Até mais..

Viviana disse...

Meu caro Manuel

Que bom encontrar aqui este belo poema de Garrett!

Sabe que ontem á noite foi um dos muitos dele que eu li?

Grande coincidência...

Já respondi ao seu comentário no meu blogue.

Uma boa noite de descanso

Um abraço

viviana

guímel disse...

Que exposição do sentimento!

Maravilhoso poema.

Um lindo final de semana.

Bjsss

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

Saudades de vc. Garret fez-me voltar ao tempo de faculdade e sentir a alegria , melodia e a inteligêcia desse grande homem. Bje e um ótimo final de semana.

Nilce disse...

Muito bela sua escolha Manuel.
Lembrou-me os tempos de Faculdade.
Adorei!
Excelente final de semana meu querido amigo.

Bjs no coração!

Nilce

Marilu disse...

Querido amigo, lindíssimo poema, bela escolha. Tenha um excelente final de semana. Beijocas

gatinhafofa disse...

huum o poema é lindissimo!! ena ena essa imagem fez-me rir,uma pintura engraçada!! beijinhos e bom fim-de-semana!!

Zélia Guardiano disse...

Ah, Almeide Garret...
Que escolha feliz, meu querido Manuel!
Grata, por presentear-me com este tesouro, num sábado meio assim, que não me prometia muito...
Abraço bem apertado, amigo!

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Muito lindo o poema e a obra de arte parece ter sido pintada para ele-amei!!
Um abraço e um bom final de semana.
Rejane

Magia da Inês disse...

Olá, querido amigo!
Eu também gosto de Almeida Garret, já postei um poema dele no meu blog... a poesia dele é extremamente apaixonada e lírica.
Bom fim de semana!
Beijinhos.
Brasil.°º♫♫♫
♫♫°º
•*• ♫♫♫° ·.

Élys disse...

Manuel
Até para escolher, é preciso estar inspirado. Muito bonita esta poesia de Almeida Garret.
Um abraço.

Luma Rosa disse...

Quanta beleza contida neste poema! Sentimentos exalados em todos os sentidos; tato, olfato... até mesmo o paladar! Doce paladar!! Bom fim de semana! Beijus,

lis disse...

Oi Manuel
todos os sentidos derramados nesse poema.
fico a respirar um a um rsrs
abraços e ótima semana

Anónimo disse...

Achei maravilhosa a poesia!

bjos querido amigo!


Zil

Je Vois La Vie en Vert disse...

Os cinco sentidos que alegram a nossa vida quando sabemos utilizá-los.
Belo poema de Almeida Garrett.
Bon week-end !
Verdinha

Maria Rodrigues disse...

Amigo um poema encantador, uma homenagem maravilhosa a Garret.
Tenho um selo especial para lhe oferecer é o “Selo de Qualidade” que recebi e que quero partilhar, pois o seu blog merece sem sombra de dúvidas este presente. Está no meu cantinho Especial “SELINHOS – Presentes dos AMIGOS” (http://maria-selinhos-presentesdosamigos.blogspot.com/)
Tenha um Domingo maravilhoso
Beijinhos
Maria

manuel aldeias disse...

Desconhecia este belo poema do grande A. Garret.
Muitos parabens pela maravilhosa escolha.

JB disse...

Uma bela homenagem num poema eterno!

beijinho

Luna disse...

é na verdade muito bonito este poema, boa escolha
Bj

Carmo disse...

Muito bonito este poema de Garrett.

Um abraço

Boa semana

Rosane Marega disse...

sem palavras...emocionada.
Beijosssssss