Seguidores

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Função do Amor é Fabricar Desconhecimento...





(o conhecido não tem desejo;mas todo o amor é desejar)
embora se viva às avessas,o idêntico sufoque o uno
a verdade se confunda com o facto,os peixes se gabem de pescar

e os homens sejam apanhados pelos vermes(o amor pode não se
importar
se o tempo troteia,a luz declina,os limites vergam
nem se maravilhar se um pensamento pesa como uma estrela
—o medo tem morte menor;e viverá menos quando a morte acabar)

que afortunados são os amantes(cujos seres se submetem
ao que esteja para ser descoberto)
cujo ignorante cada respirar se atreve a esconder
mais do que a mais fabulosa sabedoria teme ver

(que riem e choram)que sonham,criam e matam
enquanto o todo se move;e cada parte permanece quieta:


pode não ser sempre assim;e eu digo
que se os teus lábios,que amei,tocarem
os de outro,e os teus ternos fortes dedos aprisionarem
o seu coração,como o meu não há muito tempo;
se no rosto de outro o teu doce cabelo repousar
naquele silêncio que conheço,ou naquelas
grandiosas contorcidas palavras que,dizendo demasiado,
permanecem desamparadamente diante do espírito ausente;

se assim for,eu digo se assim for—
tu do meu coração,manda-me um recado;
para que possa ir até ele,e tomar as suas mãos,
dizendo,Aceita toda a felicidade de mim.
E então voltarei o rosto,e ouvirei um pássaro
cantar terrivelmente longe nas terras perdidas.

E. E. Cummings, in "livrodepoemas"

10 comentários:

diariodumapsi disse...

Um viva aos amantes e aos amores! Afortunados são os que tem esses sentimentos!
Boa semana
gdbeijo

Mara Santos disse...

Manuel!
Gostei muito!
Aproveito e te desejo uma boa noite.
Beijo,
Mara

Anónimo disse...

Delícia de poema, Manuel.

Quando amamos de verdade nada importa.

Beijo.

Anónimo disse...

um riso sem um
rosto(um olhar
sem um eu)
cuida

do(não to
que)ou
desaparec
erá semru

ído(na doce
terra)&
ninguém
(inclusive nós

mesmos)
relem
brará
(por uma fra

ção de
um mo
mento)onde
o que como

quando
por que qual
quem
(ou qualquer coisa)

e. e. cummings

Bjs

Secreta disse...

O Amor... sentimento complexo demais!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido Manuel

Sempre lindas escolhas de textos...adorei.

Deixo um beijinho com carinho
Sonhadora

Guma disse...

Olá estimado amigo Manuel.

Gostei deste poema, que para mim era desconhecido.
Realço entre outras palavras que me tocaram "afortunados são os amantes(cujos seres se submetem
ao que esteja para ser descoberto)"

Kandandos e inté.

Carla Diacov disse...

queridíssimo Manuel,
não sei se é minha anestesia
)sério(
mas fica complicado demais pra mim te ler nessas tonalidades....

desc. ..mas é a mais pura verdade!



beijos...





tou indo lá no outro!

Lena disse...

Realmente o desconhecido tem o poder de se tornar desejado. Parabéns. Bjs.

Carla Diacov disse...

vixi
fui lá no outro e não tem nada!!!



ta de gripe?


deus te crie!


beijos de lencinho!hehehe....