Seguidores

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Constância integra Rede de Escolas de Excelência



A Câmara Municipal de Constância e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, assinaram recentemente um protocolo com vista à implementação de uma Rede de Escolas de Excelência – ESCXEL.



A Rede de Escolas de Excelência – ESCXEL nasceu da iniciativa de um grupo de investigadores do CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que, interpretando as tendências e os grandes desafios que se colocam à educação e ao sistema de ensino em Portugal, entendem ser nas escolas e nas comunidades locais que reside o mais decisivo potencial de qualificação e de mudança social e cultural.



Além do Município de Constância, são também parceiros deste projecto os municípios de Batalha, Castelo Branco, Loulé e Oeiras.



Registe-se que pela primeira vez no nosso país, a universidade, os municípios e as escolas unem-se para potenciar os seus recursos e as suas competências específicas em torno de um objectivo comum: promover o princípio da excelência educativa através de uma rede cooperativa visando a comparação, a troca e a avaliação de experiências, soluções e modelos de desenvolvimento educativo.



A Rede de Escolas de Excelência – ESCXEL é um projecto que se desenvolverá entre 2008 e 2012, o qual visa potenciar de forma cooperativa as competências dos municípios, das escolas e das comunidades, no sentido de concretizar a ideia de qualificação e de excelência educativa.


Por CMC

7 comentários:

r disse...

Gosti bastante de saber d'esta notícia. Aprofundarei.
sabe que me incomoda (forma de expressão) o facto de, aparentemente, a Educação, não ser uma preocupação de pessoas envolvidas políticamente. Das que tenho lido, neste espaço de todos e de ninguém, são poucas as manifestações nessa área. Pena que não se considere, por exemplo, de relevância política a Carta Educativa.

Este comentário, está, ligeiramente, descontextualizado.

Rui Silva Pires disse...

Cara Rosa,
dentro da provocada descontextualização, acredite que a Carta Educativa de Constância foi merecedora de relevância política. Até foram levantadas dúvidas sobre os timings da sua elaboração e discussão assim como dos termos de aprovação nas várias etapas por que passou.
Agora, constrói-se o Centro Escolar em Aldeia de Santa Margarida, seguir-se-á o de Constância.
Quanto a Montalvo, a Câmara já deixou cair o seu mix Megaprojecto "Centro Empresarial Museo Quinta Pedagógica" inserido orçamentalmente como "instalação cultural/desportiva" baseando-se na dificuldade de aquisição dessa Quinta de Montalvo...
O importante a retirar-se daqui é, no entanto, que a autarquia assume abertamente que a concretização dos novos centros escolares é a sua grande prioridade e que, a saúde financeira que cada vez mais alimenta, servirá para esses fins.
Aguardo com expectativa a nova cara da Escola (de massas, não de elites, excelência) de Constância e a forma, agora autárquica, de gestão desses espaços escolares do concelho.

r disse...

Caro Rui Silva,
a Carta Educativa do concelho, interessa-me!
Já a procurei no site da Câmara, sem proveito.
Saberá dizer-me se esse documento, não está on-line?




Quanto às questões concretas que refere, não tomo posição nesta caixa de comentários, pois que, não as conheço, seja teórica ou empiricamente.

Rui Silva Pires disse...

Não sei se a carta educativa está no site da autarquia mas, noutro lado não a encontrará...
Tenho cópia em papel, ao dispor.

r disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Silva Pires disse...

"Noutro lado" entenda-se "on-line" obviamente, de iniciativa autárquica.

r disse...

Caro Rui Silva
eu tinha percebido que era on line.
Abusei da sua disponibilidade, exactamente, porque d'outra maneira, não me é possível ler o documento. O meu interesse é, meramente, profissional, remetendo para Projectos Educativos Extra-currículares, ao nível do Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.