Seguidores

sábado, 30 de janeiro de 2010

Não Pode Existir Amor Sem Verdadeira Troca .




Não te lembras de ter encontrado na vida aquela que se considera um ídolo? Que havia ela de receber do amor? Tudo, até a tua alegria de a encontrares, se torna homenagem para ela. Mas, quanto mais a homenagem custa, mais vale: ela saborearia melhor o teu desespero.
Ela devora sem se alimentar. Ela apodera-se de ti para te queimar à sua honra. Ela é semelhante a um forno crematório. Ela, na sua avareza, enriquece-se de várias capturas, julgando encontrar a alegria nessa acumulação. E não acumula mais do que cinzas. Porque o verdadeiro uso dos teus dons era caminho de um para o outro, e não captura.
Ela verá penhores nos teus dons e abster-se-á de tos conceder em paga. Na falta de arrebatamentos que te satisfariam, a falsa reserva dela far-te-á ver que a comunhão dispensa sinais. É marca da impotência para amar, não elevação do amor. Se o escultor despreza a argila, terá de modelar o vento. Se o teu amor despreza os sinais do amor a pretexto de atingir a essência, o teu amor não passa de um palavreado. Não descuides as felicitações, nem os presentes, nem os testemunhos.Serias capaz de amar a propriedade, se fosses excluindo dela, um por um, como supérfluos, porque particulares demais, o moinho, o rebanho, a casa? Como construir o amor, que é rosto lido através da urdidura, se não há urdidura sobre a qual escrever?

Sem cerimonial de pedras, não haveria catedral.
Nem haverá amor sem cerimonial em vistas do amor. Eu só atinjo a essência da árvore se ela modelou lentamente a terra segundo o cerimonial das raízes, do tronco e dos ramos. Nessa altura, ela é una. Tal árvore e não uma outra.
Mas aquela acolá desdenha as trocas, que a haviam de fazer nascer. Ela procura no amor um objecto capturável. E esse amor não tem significado algum.
Ela julga que o amor é presente que ela pode fechar nela. Se tu a amas, é porque ela te conquistou. Ela fecha-te nela, convencida de enriquecer. Ora o amor não e tesouro a conquistar, mas obrigação de parte a parte, fruto de um cerimonial aceite, rosto dos caminhos da troca.
Jamais essa mulher nascerá. Só de uma rede de laços se pode nascer. Ela continuará a ser semente abortada, poder por empregar, alma e coração secos. Ela há-de envelhecer funebremente, entregue à vaidade das suas capturas.
Tu não podes atribuir nada a ti próprio. Não és cofre nenhum. És o nó da diversidade. O templo, também é sentido das pedras.

Antoine de Saint-Exupéry, in "Cidadela"

8 comentários:

r disse...

Conquista?
O menino de louros cabelos da cor do trigo é que bem repetiu:

serei eternamente responsável...

Cativar. Será uma «cativação» e, para continuar perto de Rubem Alves, algo que sirva comida prazerosa à inteligência. Tudo o que é gostoso para o corpo, a inteligência come, o resto... vomita. Será essa a reciprocidade.


Boa noite
Bom jantar

Anónimo disse...

SOBRE O ANÚNCIO:
VC JÁ ENCONTROU, SÓ NÃO QUIS.
SOBRE O TEXTO:
FALAR É MUITO FACIL, DIFICIL É VIVER.

Regina Rozenbaum disse...

Manuel
Cheguei um pouco atrazada hoje rsrs, mas vejo que é um sábado cheio de AMOR! E por falar nele...AMEIIII o anúncio e fiquei imaginando se houve resposta(s)e se dá para "encomendar" amor(es)...
De qualquer maneira não conseguimos viver sem ele!
Beijuuss n.c. e um ótimo fds
Regina
www.toforatodentro.blogspot.com

Cristina Fernandes disse...

Um texto sempre para reler, pois amar é partilhar... também.
Um abraço
Chris

RosanAzul disse...

Olá Poeta! Como vai?
Primeiro gostaria de agradecer teu carinho de sempre no meu blog e dizer-te que tive problemas com meu pc. Portanto minha ausência foi involuntária.
Mas agora está tudo resolvido!! ... Estou de volta com um pc novo! rsrs e aos poucos colocando tudo em dia!
Um grande abraço e um bom domingo!
Ro

Anónimo disse...

Obrigada pela partilha do texto!Mas amar sem ser correspondido, pode sim senhor!

O ideal... são ambas as partes envolventes no seu idilio de amor.


Adorei!

BOm Domingo.

Beijos.

Denise disse...

Não bastasse o todo, somente o título já diz tudo.

Beijos

Feiticeira disse...

Olá

Amar é dar e receber, não existe amor sem receber

Beijos, boa semana