Seguidores
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
literatura
Sinopse
Lisboa, 1 de Novembro de 1755. A manhã nasce calma na cidade, mas na prisão da Inquisição, no Rossio, irmã Margarida, uma jovem freira condenada a morrer na fogueira, tenta enforcar-se na sua cela. Na sua casa em Santa Catarina, Hugh Gold, um capitão inglês, observa o rio e sonha com os seus tempos de marinheiro. Na Igreja de São Vicente de Fora, antes da missa começar, um rapaz zanga-se com sua mãe porque quer voltar a casa para ir buscar a sua irmã gémea. Em Belém, um ajudante de escrivão assiste à missa, na presença do Rei D. José. E, no Limoeiro, o pirata Santamaria envolve-se numa luta feroz com um gangue de desertores espanhóis.
De repente, às nove e meia da manhã, a cidade começa a tremer. Com uma violência nunca vista, a terra esventra-se, as casa caem, os tectos das igrejas abatem, e o caos gera-se, matando milhares. Nas horas seguintes, uma onda gigante submerge o terreiro do Paço e durante vários dias incêndios colossais vão atemorizar a capital do reino. Perdidos e atordoados, os sobreviventes andam pelas ruas, à procura dos seus destinos. Enquanto Sebastião José de Carvalho e Melo tenta reorganizar a cidade, um pirata e uma freira tentam fugir da justiça, um inglês tenta encontrar o seu dinheiro e um rapaz de doze anos tenta encontrar a sua irmã gémea, soterrada nos escombros.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
A sinopse mostra uma história forte,e com a natureza se revoltando, como vem correndo atualmente, tentando mostrar ao homem seu erros. Um abraço.
Destinos oposto posto lado a lado em igualdade pela tragédia....ironia do destino.
abraço amigo, boa semana.
Oi, Manuel! Não conheço esta obra, mas parece-me muito interessante. Lisboa em em 1755, com certeza o romance traz muitos fatos históricos. Obrigada por mostrá-lo para nós e, está anotado. Beijo
Boa tarde!
Esta obra literária me pareceu muito interessante. Fiquei com vontade de ler.
Bjs,
Mara
Oi amigo...
tem um carinho pra vc no:**páginas de lembranças**
bjos e boa semana!
Zil
Enviar um comentário