Seguidores

domingo, 13 de novembro de 2011

Conta Comigo



Conta comigo sempre. Desde a sílaba inicial até à última gota de sangue. Venho do silêncio incerto do poema e sou, umas vezes constelação e outras vezes árvore, tantas vezes equilíbrio, outras tantas tempestade. A nossa memória é um mistério, recordo-me de uma música maravilhosa que nunca ouvi, na qual consigo distinguir com clareza as flautas, os violinos, o oboé.
O sonho é, e será sempre e apenas, dos vivos, dos que mastigam o pão amadurecido da dúvida e a carne deslumbrada das pupilas. Estou entre vazios e plenitudes, encho as mãos com uma fragilidade que é um pássaro sábio e distraído que se aninha no coração e se alimenta de amor, esse amor acima do desejo, bem acima do sofrimento.
Conta comigo sempre. Piso as mesmas pedras que tu pisas, ergo-me da face da mesma moeda em que te reconheço, contigo quero festejar dias antigos e os dias que hão-de vir, contigo repartirei também a minha fome mas, e sobretudo, repartirei até o que é indivisível. Tu sabes onde estou.
Sabes como me chamo. Estarei presente quando já mais ninguém estiver contigo, quando chegar a hora decisiva e não encontrares mais esperança, quando a tua antiga coragem vacilar. Caminharei a teu lado. Haverá, decerto, algumas flores derrubadas, mas haverá igualmente um sol limpo que interrogará as tuas mãos e que te ajudará a encontrar, entre as respostas possíveis, as mais humildes, quero eu dizer, as mais sábias e as mais livres.
Conta comigo. Sempre.

Joaquim Pessoa, in 'Ano Comum'

18 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá amigo. É sempre aconchegante saber que podemos contar na vida com alguém. Beijos.

Unknown disse...

Manekenamigo

Bué da fixe!!!!!

Abç

Denise disse...

Conto contigo...e vc, comigo.
Repartir o indivisível é uma forma que só o amor concede, meu amigo.

Linda escolha...estás insporado hj!
Bjos

Fê blue bird disse...

Um conta comigo apaixonante!

beijinhos

BlueShell disse...

Excelente excerto...tocante.

E ocante tua visita e palavras, também-Obrigada,
BShell

josenaide coelho disse...

Voce que é um fofo,e eu não consigo te esquecer sabia!esse blog eu não largo nunca,nunquinha!sabia? conta comigo e eu muito mais ainda contigo....

Sonia Guzzi disse...

Trocando amizade e poesia pela vida.
Em divina amizade.
Sonia Guzzi

AFRICA EM POESIA disse...

E o Sporting é o nosso grande Amor...


beijos

Raquel Lautenschlager Santana disse...

Muito bom podermos contar
com alguém!!!

Ótima semana.

Artes e escritas disse...

Conte comigo é uma reflexão excelente. Um abraço, Yayá.

Irene Alves disse...

Este texto é muito comovente.
Na vida, é importante, saber
que se pode contar sempre com
alguém.Gostei.B./Irene

Regina Rozenbaum disse...

Eu conto com vc...e claro que contas comigo! É assim que é a partilha fraterna.
Beijuuss, poeta, n.a.
P.S: percebo que virou um fã dessa moça que escreve e interpreta suas músicas lindamente.

Anónimo disse...

muito lindo!

feliz semana!

conte comigo...sempre...


doce beijo...


Zil

Val Cruz disse...

É maravilhoso ouvir isto de alguém, e poder retribuir tb!

Bjs querido amigo Manuel.

* Shedir * disse...

Olá, lindo blog, estou passando para desejar uma semana abençoada.

Anónimo disse...

Bom dia Manuel,

o dia está de chuva, mas se quisermos, que seja bom, será.
Li o texto postado e cada linha é de uma beleza morfológica e semântica íncrível.
A solidariedade, a mão amiga, aquela com que possamos, sempre, contar, é uma dádiva, uma consolação.
Tenha um excelente dia.

Beijos de muita luz.

Mafalda S. disse...

Lindo! É mesmo assim...

pensandoemfamilia disse...

Que poema, emociona, pois é este aconchego vital a nossa existência.
bjs