Seguidores

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Constância vai transformar-se numa Tróia Sitiada.


Constância vai transformar-se numa Tróia sitiada

12 e 13 de Julho
Nos próximos dias 12 e 13 de Julho o Centro Histórico de Constância vai transformar-se numa Tróia sitiada, uma ocasião em que a vila recebe a representação das mais emocionantes cenas da Ilíada de Homero.



Denominado Vila Poema, o espectáculo integra a iniciativa um Verão de Festas no Parque Almourol, uma ocasião em que a Câmara Municipal de Constância e o Parque Almourol convidam o público a mergulhar na história da Vila Poema, numa celebração de alegria e de tradição, na vila que também acolheu Luís de Camões.



Produzidos pelo Mercado da Cultura, empresa a quem foram entregues os prémios Empresa Revelação 2007 e Melhor Evento Cultural 2007 (com os Jardins Históricos de Oeiras 2006) os espectáculos dos dias 12 e 13 de Julho englobam Teatro de Rua, em ambos os dias, das 17 às 20 horas e uma Ópera no dia 12, às 22 horas, na Praça Alexandre Herculano. Além das iniciativas já mencionadas, no Centro histórico estará também uma Feira do Livro, com um formato inédito, e na qual algumas obras, sobretudo as poéticas serão apresentadas por actores.



Teatro Ilíada, de Homero



Nenhuma outra história da cultura ocidental – com a possível excepção da Bíblia – inspirou tantos pintores ou escritores, a longo dos séculos, como a Guerra de Tróia (1200 a.c.). Fonte da inspiração de Luís de Camões, que viveu em Constância um exílio dourado (1547 – 1550), a população da vila narra, durante um fim-de-semana, o drama das mulheres da Ilíada, do grande poeta grego Homero.



As belas ruas e praças de Constância acolhem a representação de breves quadros teatrais, articulados com cavaleiros e valentes guerreiros que marcham, duelos de morte, mas também jogos e poesia, dança e muita música, que transformam a vila numa Tróia sitiada.



Ópera Dido e Eneias, de Purcell



O espectáculo de ópera Dido e Eneias de Purcell terá lugar em plena Praça Alexandre Herculano, com Direcção Cénica de Sílvia Mateus e Direcção Musical do Maestro Pedro Figueiredo.
Por CMC