Seguidores

quarta-feira, 2 de julho de 2008

A potência do rei Afonso VI.

A POTÊNCIA DO REI AFONSO VI
O Rei D. Afonso VI era tão parvo que não conseguia arranjar mulher para si, excepto nos prostíbulos lisboetas, pelo que foi o Marquês de Sande (D. Francisco de Melo) a ir buscar mulher, D. Maria Francisca Isabel, na Casa de Sabóia (cujo brasão está no Paço real de Sintra). Chegada a 2/8/1666 a Lisboa, já casada, pede nos Tribunais Eclesiásticos a anulação do casamento, em 22/11/1667, com o fundamento na sua não consumação, por o rei ser impotente.
Formaram-se 2 partidos em Portugal: o da potência e o da impotência!
Os partidários da impotência admitiam o rei gostar da caça, mas que depois não era capaz de comê-la. Acrescentavam que a paralisia infantil não lhe colheu, apenas os membros do lado direito.
Os partidários da potência apontavam a frequência dos prostíbulos e a informação da rainha ir dar um filho!
A certa altura, para desempatar, os defensores da potência avançaram com um exame médico à virgindade da rainha!
Prevendo o mau resultado, opuseram-se ao exame, dizendo que o véu himenal é o selo de garantia com que o criador especializou a fêmea do homem e que o rompimento desse selo pelos dedos do examinador constituía uma forma grosseira, artificial, ensonsa e indigna de rasgar tal marca de autenticidade (VB-176/7)
O Papa Clemente IX deu a dispensa por motivo de impotência de Afonso VI, apesar do avançado estado de gravidez da rainha!

--------------------------------------------------------------------------------

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse assunto interessa-me. Não o da potência... mas o Afonso VI. Sabes de fontes da época que retratem mais o rei?