Seguidores

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Satisfação do Trabalho.



Para não sofrer, trabalha. Sempre que puderes diminuir o teu tédio ou o teu sofrimento pelo trabalho, trabalha sem pensar. Parece simples à primeira vista. Eis um exemplo trivial: saí de casa e sinto que as roupas me incomodam, mas com a preguiça de voltar atrás e mudar de roupa continuo a caminhar. Existem contudo muitos outros exemplos. Se se aplicasse esta determinação tanto às coisas banais da existência como às coisas importantes, comunicar-se-ia à alma um fundo e um equilíbrio que constituem o estado mais propício para repelir o tédio.

Sentir que fazemos o que devemos fazer aumenta a consideração que temos por nós próprios; desfrutamos, à falta de outros motivos de contentamento, do primeiro dos prazeres - o de estar contente consigo mesmo... É enorme a satisfação de um homem que trabalhou e que aproveitou convenientemente o seu dia. Quando me encontro nesse estado, gozo depois, deliciadamente, com o repouso e os mais pequenos lazeres. Posso mesmo encontrar-me no meio das pessoas mais aborrecidas, sem o menor desagrado; a recordação do trabalho feito não me abandona e preserva-me do aborrecimento e da tristeza.

Eugène Delacroix, in 'Diário'

3 comentários:

Anónimo disse...

ALEGRIA NO TRABALHO...HÁ COISA MAIS IMPORTANTE!É PRECISO QUE SE TENHA EM CONTA, QUE ACORDADOS EM CASA, ESTAMOS MUITO MENOS HORAS QUE A TRABALHAR!E SE REALMENTE O TRABALHO NOS ENCHE E PREENCHE O EGO, MAIS SONO NOS PROVOCA, POIS ESTAMOS DE CONSCIENCIA TRANQUILA.---OU ENTÃO....
"NÃO É DADO AO SER HUMANO, CONHECER TODA A EXTENSÃO DA SUA
IGNORÂNCIA"...- MAS PODEMOS CURAR-NOS DE QUALQUER DESTES DOIS MALES,
COM DOIS REMÉDIOS;
-----O TEMPO, E O SILÊNCIO.
------DE COIMBRA.

Brujita disse...

Feliz día a todos los trabajadores del mundo!!!
Viva la clase obrera!!!

Leonor Varela disse...

O fluir da vida pode trazer
furacões, terremotos e outras calamidades,
mas, quando o Amor existe,
atravessamos todas elas
com um sentimento de invulnerabilidade.

Bom fim de semana
um beijo