Penso que sim, mas a instrução não basta para construir. Se a instrução bastasse, todos os cães serião construtores e, há cães que mais não fazem do que enterrar e desenterrar ossos no canteiro das flores. A instrução, tem, necessariamente de se integrar com a educação, para a... construção. Termina tudinho em ão. Miua, miau, miauzinhooooooo
Grão de areia… É nada… Perdido na areia… Areia imensa… Areia sem fim… Imensa e muita… …. O grão… Pequenino… Não é mesmo nada… Mas… … Se o grão… E outro grão… Resolvem unir-se… Um…dois…três … E todos juntos… Aí…conseguimos ver… Que o grão… Afinal é mesmo grão…
DIZ-SE POR VEZES, EM CONVERSAS DE CAFÉ, OU NA GIRIA,SOBRE ESTE OU AQUELE INDIVIDUO, QUANDO UM ASSUNTO QUALQUER É RESOLVIDO MAIS GROSSEIRAMENTE, (À COITADO, ESTÁ DESCULPADO, NÃO TEM INSTRUÇÃO)... ------ENTÃO DEPOIS, FICA NO AR O QUE DARIA PARA UM ENORME DEBATE DE IDEIAS: INSTRUÇÃO = EDUCAÇÃO = FORMAÇÃO =
RESPEITO...
E ENTÃO O PROVÉRVIO QUE DIZ,
QUE O RESPEITO VEM DO ALTO,
DIZ-NOS A RESPOSTA AO QUE É TER INSTRUÇÃO! SER UMA PESSOA INSTRUIDA,É SER RESPEITOSA COM O PRÓXIMO...----------DE COIMBRA.
Caro anónimo, ser instruído, é, obviamente, um consequente. Porquanto, a instrução não resulta, necessariamente, no respeito ao próximo. Teriamos de reflectir sobre o que significa respeitar o próximo. A instrução pode ser entendida, simplesmente, como um processo de adestramento, condicionamento de respostas, perante determinados estímulos. Exactamente como se faz com os animais que, adestrados, respondem, condicionalmente, ao estímulo. O adestramento é um processo instrutivo, pura e simplesmente. Dizer que o animal adestrado/instruído, respeita o doador de ordem, penso, é empobrecer o sentido do conceito respeito, tal como o conceito de educação. O animal obedece, em resposta ao estímulo condicionado, com vista à obtenção do prémio condicionado. A educação é um processo contínuo de complexificação do ser humano. Só as mulheres e os homens são passíveis de serem educados... «educere»... em última análise não se trata de inculcar informações, mas de «extraír»...... etc e etc... porque, efectivamente, estar na posse da informação, não significa, necessariamente, transformar (construir.........) conhecimento. O conhecimento não se transmite, só as informações se transmitem/comunicam e tal e tal........de Porto Santo com um Sol magnifique.
As crianças de hoje ou de ontem só são «baralhadas» quando filhas de pais ignorantes iletrados, ainda que, escolarizados que se demitem da sua principal função: educar.
De resto: blá e blá... não vale a pena (pseudo) discutir assuntos sérios em caixas de comentários. Nesta circunstância, lembro-me sempre de Wittgenstein : "sobre o que não sabemos, melhor ficar calado", o português, contudo, sabe sempre tudo, a começar nas questões educativas e a terminar na festa orgásmica-única-colectiva que, efectivamente, julga pertinente, a saber: a indústria futebolística. Etc
10 comentários:
Penso que sim, mas a instrução não basta para construir. Se a instrução bastasse, todos os cães serião construtores e, há cães que mais não fazem do que enterrar e desenterrar ossos no canteiro das flores. A instrução, tem, necessariamente de se integrar com a educação, para a... construção. Termina tudinho em ão.
Miua, miau, miauzinhooooooo
Manuel
Só a cultura liberta o homem e só o conhecimento o torna superior.
Abraço
Caríssimo, o Sérgio Godinho
concorda comigo:
http://letras.terra.com.br/sergio-godinho/498108/
Boa noite.
O amor, só o amor liberta.
O amor constrói, «instrói», cuida, cultiva.... etc e tal
instruir é construir
deixo com carinho...
Grão de areia
Grão de areia…
É nada…
Perdido na areia…
Areia imensa…
Areia sem fim…
Imensa e muita…
….
O grão…
Pequenino…
Não é mesmo nada…
Mas…
…
Se o grão…
E outro grão…
Resolvem unir-se…
Um…dois…três …
E todos juntos…
Aí…conseguimos ver…
Que o grão…
Afinal é mesmo grão…
Lili Laranjo
DIZ-SE POR VEZES, EM CONVERSAS DE CAFÉ, OU NA GIRIA,SOBRE ESTE OU AQUELE INDIVIDUO, QUANDO UM ASSUNTO QUALQUER É RESOLVIDO MAIS GROSSEIRAMENTE,
(À COITADO, ESTÁ DESCULPADO, NÃO TEM INSTRUÇÃO)...
------ENTÃO DEPOIS, FICA NO AR O QUE DARIA PARA UM ENORME DEBATE DE IDEIAS:
INSTRUÇÃO = EDUCAÇÃO = FORMAÇÃO =
RESPEITO...
E ENTÃO O PROVÉRVIO QUE DIZ,
QUE O RESPEITO VEM DO ALTO,
DIZ-NOS A RESPOSTA AO QUE É TER INSTRUÇÃO!
SER UMA PESSOA INSTRUIDA,É SER RESPEITOSA COM O PRÓXIMO...----------DE COIMBRA.
Acho que o verbo "construir" é transitivo..pede complemento..."construir o que?". mas ,dá pra entender (graças á Semântica).
Caro anónimo, ser instruído, é, obviamente, um consequente. Porquanto, a instrução não resulta, necessariamente, no respeito ao próximo. Teriamos de reflectir sobre o que significa respeitar o próximo.
A instrução pode ser entendida, simplesmente, como um processo de adestramento, condicionamento de respostas, perante determinados estímulos. Exactamente como se faz com os animais que, adestrados, respondem, condicionalmente, ao estímulo. O adestramento é um processo instrutivo, pura e simplesmente. Dizer que o animal adestrado/instruído, respeita o doador de ordem, penso, é empobrecer o sentido do conceito respeito, tal como o conceito de educação. O animal obedece, em resposta ao estímulo condicionado, com vista à obtenção do prémio condicionado.
A educação é um processo contínuo de complexificação do ser humano. Só as mulheres e os homens são passíveis de serem educados... «educere»... em última análise não se trata de inculcar informações, mas de «extraír»...... etc e etc... porque, efectivamente, estar na posse da informação, não significa, necessariamente, transformar (construir.........) conhecimento. O conhecimento não se transmite, só as informações se transmitem/comunicam e tal e tal........de Porto Santo com um Sol magnifique.
agora acredito que as criancinhas, fiquem aos poucos baralhadas com a sociedade adulta de hoje.
As crianças de hoje ou de ontem só são «baralhadas» quando filhas de pais ignorantes iletrados, ainda que, escolarizados que se demitem da sua principal função: educar.
De resto: blá e blá... não vale a pena (pseudo) discutir assuntos sérios em caixas de comentários.
Nesta circunstância, lembro-me sempre de Wittgenstein : "sobre o que não sabemos, melhor ficar calado", o português, contudo, sabe sempre tudo, a começar nas questões educativas e a terminar na festa orgásmica-única-colectiva que, efectivamente, julga pertinente, a saber: a indústria futebolística.
Etc
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