Seguidores

terça-feira, 5 de maio de 2009

Instrução.


Instruir é construir .

10 comentários:

r disse...

Penso que sim, mas a instrução não basta para construir. Se a instrução bastasse, todos os cães serião construtores e, há cães que mais não fazem do que enterrar e desenterrar ossos no canteiro das flores. A instrução, tem, necessariamente de se integrar com a educação, para a... construção. Termina tudinho em ão.
Miua, miau, miauzinhooooooo

SILÊNCIO CULPADO disse...

Manuel

Só a cultura liberta o homem e só o conhecimento o torna superior.

Abraço

r disse...

Caríssimo, o Sérgio Godinho
concorda comigo:


http://letras.terra.com.br/sergio-godinho/498108/

Boa noite.

r disse...

O amor, só o amor liberta.
O amor constrói, «instrói», cuida, cultiva.... etc e tal

lili laranjo disse...

instruir é construir
deixo com carinho...


Grão de areia


Grão de areia…
É nada…
Perdido na areia…
Areia imensa…
Areia sem fim…
Imensa e muita…
….
O grão…
Pequenino…
Não é mesmo nada…
Mas…

Se o grão…
E outro grão…
Resolvem unir-se…
Um…dois…três …
E todos juntos…
Aí…conseguimos ver…
Que o grão…
Afinal é mesmo grão…


Lili Laranjo

Anónimo disse...

DIZ-SE POR VEZES, EM CONVERSAS DE CAFÉ, OU NA GIRIA,SOBRE ESTE OU AQUELE INDIVIDUO, QUANDO UM ASSUNTO QUALQUER É RESOLVIDO MAIS GROSSEIRAMENTE,
(À COITADO, ESTÁ DESCULPADO, NÃO TEM INSTRUÇÃO)...
------ENTÃO DEPOIS, FICA NO AR O QUE DARIA PARA UM ENORME DEBATE DE IDEIAS:
INSTRUÇÃO = EDUCAÇÃO = FORMAÇÃO =

RESPEITO...

E ENTÃO O PROVÉRVIO QUE DIZ,

QUE O RESPEITO VEM DO ALTO,

DIZ-NOS A RESPOSTA AO QUE É TER INSTRUÇÃO!
SER UMA PESSOA INSTRUIDA,É SER RESPEITOSA COM O PRÓXIMO...----------DE COIMBRA.

Bird disse...

Acho que o verbo "construir" é transitivo..pede complemento..."construir o que?". mas ,dá pra entender (graças á Semântica).

r disse...

Caro anónimo, ser instruído, é, obviamente, um consequente. Porquanto, a instrução não resulta, necessariamente, no respeito ao próximo. Teriamos de reflectir sobre o que significa respeitar o próximo.
A instrução pode ser entendida, simplesmente, como um processo de adestramento, condicionamento de respostas, perante determinados estímulos. Exactamente como se faz com os animais que, adestrados, respondem, condicionalmente, ao estímulo. O adestramento é um processo instrutivo, pura e simplesmente. Dizer que o animal adestrado/instruído, respeita o doador de ordem, penso, é empobrecer o sentido do conceito respeito, tal como o conceito de educação. O animal obedece, em resposta ao estímulo condicionado, com vista à obtenção do prémio condicionado.
A educação é um processo contínuo de complexificação do ser humano. Só as mulheres e os homens são passíveis de serem educados... «educere»... em última análise não se trata de inculcar informações, mas de «extraír»...... etc e etc... porque, efectivamente, estar na posse da informação, não significa, necessariamente, transformar (construir.........) conhecimento. O conhecimento não se transmite, só as informações se transmitem/comunicam e tal e tal........de Porto Santo com um Sol magnifique.

Anónimo disse...

agora acredito que as criancinhas, fiquem aos poucos baralhadas com a sociedade adulta de hoje.

r disse...

As crianças de hoje ou de ontem só são «baralhadas» quando filhas de pais ignorantes iletrados, ainda que, escolarizados que se demitem da sua principal função: educar.

De resto: blá e blá... não vale a pena (pseudo) discutir assuntos sérios em caixas de comentários.
Nesta circunstância, lembro-me sempre de Wittgenstein : "sobre o que não sabemos, melhor ficar calado", o português, contudo, sabe sempre tudo, a começar nas questões educativas e a terminar na festa orgásmica-única-colectiva que, efectivamente, julga pertinente, a saber: a indústria futebolística.
Etc