Seguidores

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Transparências de Constância





No Posto de Turismo até 19 de Outubro .

O Posto de Turismo de Constância tem patente ao público uma Exposição de Pintura da autoria de Massimo Exposito, denominada Transparências de Constância, uma mostra que é possível visitar até ao próximo dia 19 de Outubro.



Aberta ao público nos dias úteis das 9.30 às 13 horas e das 14 às 18 horas, e nos sábados, domingos e feriados das 14.30 às 18.00 horas, a exposição apresenta os trabalhos Transparências de Constância e também a colecção de litografias resultantes dos mesmos, a qual está disponível para venda no próprio Posto de Turismo





Transparências de Constância



A Ideia



Todos os desenhos foram concebidos de fotografias do próprio autor e desenhos ao vivo no final de Novembro de 2007.

A técnica usada é ponta de aparo com tinta sépia (técnica pessoal do autor) sobre conqueror contour 300 gr.

As mulheres que aparecem nos desenhos são Ana Rita e Miroslava, modelos do autor desenhadas ao vivo.

Os desenhos são assim garantidos como obras únicas e originais do autor Massimo Esposito.





O Autor



O pintor Massimo Espósito, é residente em Portugal desde 1986 e dirige várias escolas de desenho e pintura com ensino personalizado, onde cria workshops, concursos de arte e outros eventos.

Já fez exposições com as suas obras, na Europa, Ásia e Brasil. Dedica-se principalmente à pintura a óleo, azulejaria artística e reproduções em lito e serigrafia. Colabora com várias autarquias e instituições públicas e privadas.



Massimo (pittore.italiano@iol.pt)







Explicação técnico/artística





1 A Matriz

No ponto alto da Vila repousa a Matriz que observa os homens e o rio.

A fachada, simples e imponente, despertou-me logo a atenção, e, ao observá-la, alguns ramos de uma árvore ali plantada interpuseram-se.

Folhas e galhos voaram e apareceu uma jovem pensativa.

São coisas que me acontecem.



2 Os telhados

Tive o privilégio de subir a torre campanária e poder observar Constância de um ângulo, amplo e solarengo, que alcança o rio e o horizonte. O jogo dos telhados a interagir com a natureza foi uma coisa agradável de descrever e, pouco depois, apercebi-me que uma mulher estava deitada lá no fundo. Bonito



3 O Arco

O arco é o ex-libris de Constância, simples modesto. Como uma moldura, resume toda a amplitude da Vila. Escadas, telhados, plantas e roupas estendidas falam claramente da gente que a vive, humilde e trabalhadora; e no fundo a artéria principal, o Tejo, que lento e majestoso se une ao Zêzere e junto começam, mesmo aí, a corrida em conjunto para o mar. Depois, reparei nma mulher a cuidar e a proteger o arco.



4 A Praça do Pelourinho

Quando vi esta praça, há vinte anos atrás, vi-a como uma sala de estar de uma casa: acolhedora, calma, sossegada. Ao ter de desenhá-la, tive o cuidado de transmitir esta ideia, com o cão à porta e o homem a ler o jornal.

A luz que vem do Tejo ilumina o pelourinho (que tive de forçar a prospectiva para enquadra-lo), e a arquitectura das casas se divide em luz e sombra.

No céu, as nuvens adquiram, num instante, a imagem duma mulher que admira este paisagem.
Por CMC

Sem comentários: