Seguidores

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Comemorações


Comemorações do Centenário da República em Constância até Outubro de 2010

Aspectos relevantes da Constância republicana
no Boletim Informativo Municipal

A República Portuguesa vai fazer 100 anos. A 5 de Outubro de 2010 completa-se um século sobre a data em que o ribatejano José Relvas, proclamou o novo regime, a partir da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa. Nos dias seguintes, todo o país fez o mesmo e uma enorme onda de entusiasmo percorreu Portugal, dando vivas à República.

Em Constância, terra de fortes tradições republicanas, a implantação da República foi acolhida com júbilo e, como por todo o lado, as pessoas viram no novo regime uma espécie de panaceia capaz de resolver todos os problemas do país.

Seguiram-se tempos de muita mudança, de algumas realizações e de bastantes desencantos. Em Portugal inteiro e em Constância também. Amada por uns e odiada por outros, sinónimo de renovação ou de desregramento, sonho ou desilusão, a I República, que vigorou escassos 16 anos, até 1926, foi das fases mais intensas da História política portuguesa e marcou profundamente o país e o nosso concelho.

Assinalando o Centenário da República, o Boletim Informativo da Câmara Municipal de Constância está a publicar, desde Outubro de 2009 até Outubro de 2010, um conjunto de seis textos sobre aspectos relevantes da Constância republicana.

Centenário da República
nas escolas do concelho

Além dos textos temáticos publicados no Boletim Informativo o Município de Constância, através da Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill e do Museu dos Rios e das Artes Marítimas está a comemorar o Centenário da Implantação da República realizando um projecto junto das escolas do concelho com vista à elaboração de uma exposição temática.

A iniciativa procura a participação e o envolvimento dos alunos das escolas e dos pais, tendo como principal objectivo explicar aos mais pequenos a Implantação da República e a sua importância na História de Portugal, através da realização de trabalhos, recolhas de objectos, de histórias e de alguns jogos.

Para mais informações ou esclarecimentos adicionais devem os interessados contactar o Museu dos Rios e das Artes Marítimas ou a Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill, através dos números de telefone 249 730 053 ou 249 739 367, respectivamente.
Por CMC

6 comentários:

r disse...

Muito interessante.
Gostei de saber... depois, se tiver conhecimento do Catálogo da Exposição, nomeadamente, no que concerne aos processos de trabalho conjunto dos participantes, não se esqueça de divulgar. Ficarei, antecipadamente, grata.

Anónimo disse...

Gostei muito do post!
Meu Amigo,deixo-lhe o meu
Beijo.
isa.

RosanAzul disse...

Parabéns pela postagem!
Uma boa semana!
Beijos Luz!
RO

Maria Ribeiro disse...

manuel Marques: é bom que os jovens sejam informados sobre os passos importantes da sua História.
Todas as iniciativas nesse sentido são louváveis.Divulgue mais sobre essa matéria.
BEIJOS de
LUSIBERO

Sandra disse...

Parabéns pelo 100 anos de republica. Mesmo que seja comemorado somente em outubro, mas desde já, fazem parte das comemoraçãoes.
Sempre aprendemos com o outro..

As amizades verdadeiras, são como árvores, com raizes profundas.

"Um sorriso é a distância mais curta entre duas pessoas".
Por isso venho trazer o meu sorriso, o meu carinho e a minha amizade, mais sincera.
Pois nos tornamos, amigos por este meio tão virtual, mas tão caloroso, pelos recadinhos que são deixados.
Muito obrigado pelas suas doces visitas em todos os meus blogs.
Fico sempre muito feliz com a sua presença.
Um grande abraço.
Sandra

Glorinha L de Lion disse...

amigo Manuel desculpe minha ausência, mas minha hérnia na lombar está me matando e não posso ficar muito tempo sentada...mas dei uma passadinha rápida aqui...que linda data a ser comemorada! Tomara que eu esteja em Portugal nessa época paraver os festejos!
Torça por mim, amigo, pra que tudo aqui em casa entre nos eixos e eu viaje esse ano!
Grande beijo!