Seguidores
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Constância.
Academia Portuguesa da História premeia Carta Régia de Constância
A Carta Régia de Punhete (Constância) , editada pela Câmara Municipal pelo 10 de Junho do ano passado, acaba de ser distinguida com um prestigiado prémio da Academia Portuguesa da História.
O livro, com boa encadernação estampada a ouro, traz a público, em edição fac-similada, o documento de 1571 através do qual o rei D. Sebastião elevou Punhete (actual Constância) à categoria de vila e criou o concelho.
O prémio Cunha Serra com que a Academia Portuguesa da História distinguiu a Carta Régia de Punhete será entregue aos autores do trabalho historiográfico e diplomático que integra a edição: o Dr. António Matias Coelho, assessor cultural da Câmara Municipal, responsável pela coordenação e pela contextualização histórica, e a Prof. Doutora Maria José Azevedo Santos, professora catedrática da Faculdade de Letras e directora do Arquivo da Universidade de Coimbra, que produziu a análise paleográfico-diplomática, a transcrição e o glossário.
A sessão solene para a entrega do Prémio, que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Constância, realiza-se no dia 2 de Julho, pelas 15 horas, na sede da Associação Portuguesa da História, em Lisboa.
Por CMC
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário