Seguidores

quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Idade não nos Torna mais Sábios



As pessoas imaginam que precisamos de chegar a velhos para ficarmos sábios, mas, na verdade, à medida que os anos avançam, é difícil mantermo-nos tão sábios como éramos. De facto, o homem torna-se um ser distinto em diferentes etapas da vida. Mas ele não pode dizer que se tornou melhor, e, em alguns aspectos, é igualmente provável que ele esteja certo aos vinte ou aos sessenta. Vemos o mundo de um modo a partir da planície, de outro a partir do topo de uma escarpa, e de outro ainda dos flancos de uma cordilheira. De alguns desses pontos podemos ver uma porção maior do mundo que de outros, mas isso é tudo. Não se pode dizer que vemos de modo mais verdadeiro de um desses pontos que dos restantes.

Johann Wolfgang von Goethe,

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graça Pereira disse...

Não, defacto, a idade não nos torna mais sábios... nas há algumas coisas que ela nos dá: mais tranquilidade, mais compreensão e tolerância para com os outros. Alguma coisa havíamos de ganhar com o tempo. Achei curioso este texto que não conhecia e estou de acordo com todos os seus pontos. Um abraço Graça

angela disse...

O conhecimento é sempre parcial, depende de como se olha, do sentimento que está presente quando se olha e da experiência que se tem.
Beijos amigo

Anónimo disse...

NÃO ESTOU DE ACORDO, DE MANEIRA ALGUMA PODIA ESTAR, E VÓS AMIGOS, ACHEIS QUE ISSO É VERDADE?'''
O MANUEL APENAS PÔS UM TITULO,POIS SABE TAMBEM QUE ISSO NUNCA PODIA SER VERDADE, MAS COMO JÁ NOS CONHECE UM POUCO, PICOU-NOS PARA SE RIR.
FOI OU NÃO FOI AMIGO?
-ATÉ SE DIZ AQUI NA MINHA AEMINIUM,
QUE SÓ SE DEVIA NASCER QUANDO SE ESTÁ PARA MORRER.
TAL FOI O ENSINO DURANTE A VIDA!
E MAIS SE DIZ...
SE O CASAR FOSSE COMO NO COMEÇO, MINHA MÃE TINHA-ME CASADO NO BERÇO.
BEIJINHO.