Seguidores

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Inconveniente da Razão



O filósofo Pírron, encontrando-se num barco num dia de grande tormenta, mostrava aos que via mais apavorados ao seu redor um porquinho que lá estava, nem um pouco preocupado com aquela tempestade, e encorajava-os com o seu exemplo. Ousaremos dizer então que esse privilégio da razão, que tanto celebramos e por causa do qual nos consideramos donos e imperadores do restante das criaturas, tenha sido colocado em nós para tormento nosso? De que adianta o conhecimento das coisas se com isso perdemos o repouso e a tranquilidade que sem ele teríamos, e se nos torna de condição pior do que o porquinho de Pírron? A inteligência que nos foi dada para nosso maior bem, empregá-la-emos para nossa ruína, lutando contra o desígnio da natureza e contra a ordem universal das coisas, que indica que cada qual use os seus instrumentos e meios para benefício próprio?

Michel de Montaigne, in 'Ensaios'

5 comentários:

Mi disse...

Olá
parabéns pelo blog
quando puder...http://fimescinep.blogspot.com/
seu link está lá e tbm estou te seguindo

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
angela disse...

Manuel
A inteligência quando fica servindo a nossa prepotencia que tudo quer controlar só origina angustia frente áquilo que nada podemos fazer.
beijos

Sandra disse...

Nossa inteligência é um grande arcenal do amor que deus nos deu para ser utilizado em lindas criações e construção. Pena que muitas vezes o homem não sabe usá-la.
Com carinho

Tem bolo e selo na curiosa para vc. passe lá.
Te espero.
sandra

Menina do Rio disse...

Um texto interessante, memso porque não temos a despreocupação do prquinhos e nisso consiste o entrave

Um beijo pra ti