Seguidores

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Literatura


Sinopse

Numa Lisboa sem tempo, entre Benfica e o centro, nascem, vivem, sonham, amam, casam, trabalham e morrem as personagens deste livro. No ventre de uma oficina de carpintaria aninha-se o cemitério de pianos, instrumentos cujo mecanismo, à semelhança dos seres que os rodeiam, não está morto, encontrando-se antes suspenso entre vidas. Exílio voluntário onde se reflecte, se faz amor, lugar de leituras clandestinas, espaço recatado de adúlteros, pátio de brincadeiras infantis e confessionário de mortos, é o espaço onde se encadeiam gerações.

Os narradores – pai e filho –, em tempos diferentes, que se sobrepõem por vezes, desvendam a história da família, numa linguagem intercalada de sombras e luz, de silêncio e riso, de medo e esperança, de culpa e perdão. Contam-nos histórias de amor, urgentes e inevitáveis, pungentes, nas quais se lê abandono, violência doméstica e faltas nem sempre redimidas que, no entanto, acabam por ser resgatadas pelo poder esmagador da ternura e dos afectos. Falam-nos de morte, não para indicar o fim, mas a renovação, o elo entre as gerações e a continuação: o pai – relação entre dois Franciscos, iguais no nome e no destino, por um gerado, do outro genitor – nasce no dia da morte desse primeiro Lázaro; o filho, neto do seu homónimo, morre no dia em que a sua mulher dá à luz.

José Luís Peixoto oferece-nos um texto mágico, no qual se cruzam, numa interacção fluida, diálogos cúmplices com a grande tradição da literatura portuguesa e universal.

4 comentários:

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Manuel
Realmente é um livro fora do normal, um encantamento, eu tenho esse livro ,já li duas vezes.

Um escritor que nem todas as pessoas gostam de ler.

Beijinhos
Sonhadora

angela disse...

Que sinopse linda, tão bem escrita e tão poética.
beijos

Viviana disse...

Olá Manuel

"...entre Benfica e o centro..."

Conheço bem esta zona de que fala.

Quanto ao livro,não o conheço.

Mas reparo que tem uma capa muito sugestiva que nos dá logo vontade de o comprar.

Um abraço

viviana

Glorinha L de Lion disse...

Oba, esse já vai pra minha lista! Gostei da sinpose! Ando sempre às voltas com uma listinha de que nunca acaba, só cresce...meu sonho é morar numa livraria!
Beijos e obrigada pela boa dica!