Seguidores

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Papel do Sonho na Vida




Por vezes, o homem é mais sincero e rico na desordem dos sonhos que na consciência unitária do raciocinador acordado, mas nós vivemos enquanto negamos o sonho e o tornamos inútil. O génio é a extradição do sonho, porque enriquece a consciência com as reservas e as pessoas do inconsciente. Expulsa o selvagem e o delinquente, destila a sagacidade do louco, adopta a criança e escuta o poeta. Não é autocrata surdo, como o homem vulgar, mas pai de iguais. A concórdia de se terem almas subterrâneas faz a grandeza do génio, e a sua obra é a sublimação do sonho, desenrolado na vida verdadeira, liberdade concedida aos pensamentos inocentes dos reclusos.

Escolher é próprio do homem, mas escolhe-se com a rejeição e mais com o acolhimento. Vencer não significa apenas destruir, mas incorporar. A razão será tanto mais razoável quanto maior a loucura que assumir em si; o herói será mais forte se transferir para si a energia do pecador, e a fantasia do poeta tornará mais profundos os cálculos do político.
Quando o chefe da alma é o poeta, verdadeiramente poeta, não encarcera a razão, mas condu-la consigo para cima, ao céu em que até o silogismo se torna fogo. Quando o vitorioso é o santo, até o ladrão, sob a forma de arrependimento, é elevado ao paraíso. E os espectos, tornados participantes da luz, não têm motivo para recorrer às fantasias nocturnas para se iludirem de que vivem. A vida não é sonho, mas a urdidura dos sonhos pode iluminar e embelezar a trama da vida.

Giovanni Papini, in 'Relatório Sobre os Homens'

5 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO MANUEL, BELO TEXTO... GOSTEI AMIGO...ABRAÇOS DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

Regina Rozenbaum disse...

rsrs tô rindo pq vim cá depois de resposta que lhe enviei: "A vida não é sonho, mas a urdidura dos sonhos pode iluminar e embelezar a trama da vida." Também prá lhe convidar a participar do POR UM MUNDO MELHOR!
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Manuela Freitas disse...

Manuel o que eu vou aprendendo, com a selecção de tão inteligentes textos!...Para mim sonho é fundamental, nele meto tudo e todos de quem gosto!...
Queres saber se estás lá?
Humm...
Bj,
Manú

Unknown disse...

Queres saber se estás lá?
Já agora...

Beijo minha amiga.

Noemia, a vovó disse...

Oh poeta, tens tua razão livre e nesta tua liberdade, libertas os encarcerados!
Uma abraço, um aconchego, um grande bem querer a ti!