Seguidores

terça-feira, 6 de julho de 2010

Reconhecimento à Educação.


Constância voltou a obter o 1º lugar nos Prémios de Reconhecimento à Educação
• Ministra da Educação entregou o Prémio dia 5 de Julho Pelo segundo ano consecutivo o Município de Constância voltou a obter o 1º lugar nos Prémios de Reconhecimento à Educação, desta vez na categoria de Comunidade e Parcerias/Protocolos, com o projecto Constância é Comunidade!

A cerimónia de entrega deste prémio que decorreu na passada segunda-feira, dia 5 de Julho, na Universidade Católica, foi presidida pela Ministra da Educação, no âmbito da 18ª Conferência Sinase.

Os Prémio de Reconhecimento à Educação, têm como objectivo distinguir e galardoar entidades educativas e formativas, cuja actuação se destacou ao nível do contributo que prestaram junto e para a comunidade educativa no ano de 2009, nomeadamente ao nível do ensino regular e de projectos específicos, no âmbito da formação profissional e de situações de envolvimento da comunidade alargada no contexto escolar.

O projecto apresentado pelo município de Constância, denominado Constância é Comunidade, aborda a importância do estabelecimento de parcerias, e o seu papel no processo educativo do concelho de Constância, mencionando acções desenvolvidas com os seguintes parceiros: Agrupamento de Escolas de Constância, Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário Os Quatro Cantos do Cisne e Associação Casa Memória de Camões.

Constância é Comunidade é bastante revelador do facto do Município de Constância apostar na concretização de um projecto educativo concelhio, tendo como base essencial as parcerias, pois a escola constitui-se num espaço privilegiado de participação dos indivíduos com o desiderato de uma sociedade e de um futuro melhor.

Assim, uma das presenças mais fortes e visíveis na comunidade, principalmente em Constância, sendo um concelho pequeno, é, sem dúvida, a Autarquia. Deste modo, a Autarquia revela-se como promotora de uma rede de parcerias credível e organizada, envolvendo os estabelecimentos de ensino e as associações, tendo como linhas orientadoras a execução de um projecto educativo concelhio que promova a educação para o exercício de uma cidadania responsável e participada, sendo assim a forma mais eficaz e económica de assegurar uma sociedade mais democrática e solidária.

Considerando o papel cada vez mais importante dos municípios na educação a nível local e nacional, a Autarquia de Constância, assume um posicionamento expressivo na definição, coordenação e promoção de políticas educativas locais.
Por CMC

2 comentários:

r disse...

«Palavras para quê...»

Com tantas palavras, só não compreendi, efectivamente, em que consiste a «política educativa local», do concelho, portanto. É que este blábláblá (eu)estou cansada de ler nos panfletos da especialidade:

«tendo como linhas orientadoras a execução de um projecto educativo concelhio que promova a educação para o exercício de uma cidadania responsável e participada, sendo assim a forma mais eficaz e económica de assegurar uma sociedade mais democrática e solidária.»

Isto quer dizer o quê?

Vou reler...

Unknown disse...

Então, parabéns.

Abraço.