Seguidores

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Não Sei se Isto é Amor ...




Não sei se isto é amor. Procuro o teu olhar,
Se alguma dor me fere, em busca de um abrigo;
E apesar disso, crê! nunca pensei num lar
Onde fosses feliz, e eu feliz contigo.
Por ti nunca chorei nenhum ideal desfeito.
E nunca te escrevi nenhuns versos românticos.
Nem depois de acordar te procurei no leito
Como a esposa sensual do Cântico dos cânticos.
Se é amar-te não sei. Não sei se te idealizo
A tua cor sadia, o teu sorriso terno...
Mas sinto-me sorrir de ver esse sorriso
Que me penetra bem, como este sol de Inverno.
Passo contigo a tarde e sempre sem receio
Da luz crepuscular, que enerva, que provoca.
Eu não demoro a olhar na curva do teu seio
Nem me lembrei jamais de te beijar na boca.
Eu não sei se é amor. Será talvez começo...
Eu não sei que mudança a minha alma pressente...
Amor não sei se o é, mas sei que te estremeço,
Que adoecia talvez de te saber doente.

Camilo Pessanha, in 'Clepsidra'

18 comentários:

r disse...

Não, isto é um poema.

Viviana disse...

Muito bonito.

Para mim, soa-me a música.

Tenha um bom entardecer

Um beijo

viviana

Paula disse...

Querido amigo Manuel, se isso não é amor, o que será o amor? Lindo Poema..Tenha uma linda semana..Beijocas

Marilu disse...

Amigo Manuel, depois de se fazer uma declaração de amor igual a essa, nem se precisam mais escrever versos romanticos. Lindo Poema..Boa semana...Beijocas

Graça Pereira disse...

O que é, então??
Beijo
Graça

Laços e Rendas de Nós disse...

Quantos POETAS GRANDES tem Portugal!

Quantos poetas pequenos tentam calar os MAIORES!

Que bom foi reler e sentir Camilo Pessanha, tão esquecido...

Obrigada

Beijo

lili laranjo disse...

Manuel
Melhor que seguidor é ser...AMIGO
Um beijo

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regina Rozenbaum disse...

"Porque eu sei que é amor
Eu não peço nada em troca
Porque eu sei que é amor
Eu não peço nenhuma prova

Mesmo que você não esteja aqui
O amor está aqui
Agora
Mesmo que você tenha que partir
O amor não há de ir
Embora

Eu sei que é pra sempre
Enquanto durar
E eu peço somente
O que eu puder dar

Porque eu sei que é amor
Sei que cada palavra importa
Porque eu sei que é amor
Sei que só há uma resposta

Mesmo sem porquê eu te trago aqui
O amor está aqui
Comigo
Mesmo sem porquê eu te levo assim
O amor está em mim
Mais vivo

Porque eu sei que é amor" (Titãs/Música: Pq eu sei que é amor)
Beijuuss n.c.

www.toforatodentro.blogspot.com

Rosane Marega disse...

HUm...eu diria assim... o que importa se é amor?...o que faz bem a alma e trás a falta pode também ser amor, então que seja amor!
Beijossssssss Manuel e uma linda e maravilhosa semana para você!

angela disse...

Um amor dos mais lindos.
Desconfiei que estávamos desligados...rs, não sei por que acontece isso.
beijos

Je Vois La Vie en Vert disse...

Só pode ser amor e muito bem escrito !
Obrigada, amigo Manuel pelas tuas palavras acerca do "incidente" (não passa de mais nada ! Tenho que considerar isto como uma coisa insignificante) do meu blog. Não, nada voltará a ser igual, não vai voltar ao normal, sei perfeitamente, mas não estou desesperada por uma coisa desta. Passada a primeira reacção de revolta, de desilusão, ficou o sentimento de "paciência !".
Sou persistente e vou recomeçar de novo a zero se for preciso ! Mas primeiro quero descansar, não me sentir pressionada e gozar o tempo de férias e voltarei verdinha como sempre !
Beijinhos

P.S. Estás a sofrer da "canicule" lá na Bélgica ? Não há aquele ventinho tão agradável que temos cá, pelo menos na zona de Lisboa....Se calhar és alentejano e até gostas deste tipo de calor...

Benjamina disse...

Bonito poema de Camilo Pessanha. Não conhecia. Acho que define a amizade.
Um abraço

Rosan disse...

oi Manuel.
tenho certeza que quando tudo isso acontece ...esse sentimento é amor...tão bom de sentir e ao mesmo tempo assustador.

beijos

Calma que estou com pressa! disse...

oh meu amigo poeta - tô te esperando com um capuccino made me- bem quentinho e forte- nossa - eu nem ia conseguir tomar só iria ficar te escutando-
bjs

Glorinha L de Lion disse...

Como é bom esse sentimento de enamoramento! O começar de um amor que nem sabemos se é mesmo amor...me dá saudades desse sentimento.
Lindo início de um dia de sol fraco de inverno por aqui...beijos, meu amigo.

Unknown disse...

Verdinha não sou Alentejano,sou Ribatejano,o calor aqui da "nossa" terra é insuportável e hoje está cá um calor, que nem se consegue respirar direito.

Beijo.

Mariana disse...

Claro que é amor, e ele sempre será belo e profundo.