Seguidores

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Teus Olhos




Teus olhos são a pátria do relâmpago e da lágrima,
silêncio que fala,
tempestades sem vento, mar sem ondas,
pássaros presos, douradas feras adormecidas,
topázios ímpios como a verdade,
outono numa clareira de bosque onde a luz canta no ombro
duma árvore e são pássaros todas as folhas,
praia que a manhã encontra constelada de olhos,
cesta de frutos de fogo,
mentira que alimenta,
espelhos deste mundo, portas do além,
pulsação tranquila do mar ao meio-dia,
universo que estremece,
paisagem solitária.

Octavio Paz, in "Liberdade sob Palavra"

9 comentários:

Jorge disse...

Teus olhos são o meu universo...

Leonor Lourenço disse...

Quase tão perigoso como "o meu universo são os teus olhos"

Rosan disse...

oi
"os olhos são o espelho da alma"
e são o espelho de todos os sentimentos que se passam em nosso coração...neles tudo passa, tudo aparece...tudo transparece...

beijo

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido Manuel
Lindo como sempre...boas escolhas.

Beijinhos
Sonhadora

Elisabete Tavares Affonso CRT 44107 disse...

que lindo,obrigada por compartilhar, pensamentos tão singulares!!! e obrigada por tua doce visita em nosso cantinho, um abraço

Anónimo disse...

Que poema hein! Muito lindo. Bjs

Marilu disse...

Amigo Manuel, já te vi em vários blogs de amigos meus, e tomei a liberdade de vir conhecer teu espaço, inteligentíssimo...e se me deixares vou te seguir com muito prazer. Me chamou atenção teu nome, tenho parentes em Portugal (Caranguejeira) com o teu sobre nome...Jesus Marques, serias de lá?
Tenha uma linda semana...Beijocas(se puderes me responder por favor passa no Devaneios)

Maria José Rezende de Lacerda disse...

O olhos são a janela da alma. Dizem tudo. Beijos, amigo.

Unknown disse...

Foi muito gratificante reler Octavio Paz, pois a vida encarregou-se de um certo afastamento.

Abraço, Manuel.