Seguidores

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Constância vai ter novo Arquivo Municipal .



No próximo dia 10 de Junho
O Arquivo Municipal de Constância tem a sua abertura ao público marcada para o dia 10 de Junho de 2009, unindo-se à celebração do Dia de Portugal, de Camões, das Comunidades Portuguesas e às Pomonas Camonianas.

Em 2002, o Município de Constância candidatou-se ao PARAM (Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais), para adaptação de edifício existente, designado por Casa Amarela, para Arquivo Municipal.

No final desse ano, foi assinado o contrato-programa entre o Instituto dos Arquivo Nacionais/ Torre do Tombo e a Câmara Municipal de Constância, sendo a comparticipação da Torre do Tombo de 50 % do valor total da obra de implantação, que no global reflecte um investimento de cerca de 320 000€.

Posteriormente, a Câmara Municipal de Constância, avançou faseadamente com a aquisição de múltiplos equipamentos, nomeadamente, estanteria para os depósitos, instalação de recursos informáticos que potencializem a implementação de um plano de incorporação de fontes externas ao Arquivo, mais concretamente, através da digitalização de fundos documentais privados de relevância para a memória e testemunho do concelho, e apetrechamento da Sala de Consulta e Leitura Pública e Recepção, contando esta última com um sistema de apoio à realização de exposições temporárias, dotando-a de múltiplas valências, o que no total implicou um investimento de cerca de 75 000€., suportados pelo orçamento municipal.

Assim, o tratamento, divulgação e o acesso à documentação são vectores fundamentais para a prossecução dos objectivos estratégicos do Arquivo. A comunicação docu¬mental é efectuada através da Sala de Consulta e Leitura Pública, com acesso à documentação de natureza histórica, através de recursos tecnológicos informáticos, dispondo ainda os utilizadores de uma biblioteca especializada em livre acesso, de apoio à investigação científica e académica, cujos temas centrais versam essencialmente sobre história local e do municipalismo e dois postos de acesso à Internet. A Sala de Consulta e Leitura Pública oferece ainda 8 postos de trabalho individuais e um posto de trabalho capaz de receber grupos de quatro pessoas.

Relativamente ao Arquivo Histórico, este concentra documentação desde o século XIX, pertencente ao fundo da Câmara Municipal e ao fundo da Administração do Concelho, incluindo documentação tão variada como Actas de Vereação e Livro de Actas (desde 1847), Recenseamentos Eleitorais e Militares (desde 1842), Testamentos (desde 1840), entre outras.
Por CMC

4 comentários:

Leonor Varela disse...

"Um verdadeiro amigo é aquele que entra quando todos os demais se vão."
um beijo

conduarte disse...

Mto legal vc ter ido no meu blog! adorei! Um beijo! CON

Não sabia dessa cidade de Portugal

Um beijo, Con!

Lucía.uy disse...

Hola Manuel! aparecí! semana complicada de trabajo! y bueno, no todo es vino y rosas!

paso a dejarte un abrazo y un beso!

Ângela disse...

Olá Manuel!!!
Que belo presente Constância ganhou, o maior presente é o povo conhecer sua história para entendê-la.
Parabéns Povo de Constância...
Um abraço, amigo.
Ângela