Seguidores

domingo, 11 de outubro de 2009

A Carne é Fraca .




Então, passeando excitado pelo quarto, levava as suas acusações mais longe, contra o Celibato e a Igreja: porque proibia ela aos seus sacerdotes, homens vivendo entre homens, a satisfação mais natural, que até têm os animais? Quem imagina que desde que um velho bispo diz - serás casto - a um homem novo e forte, o seu sangue vai subitamente esfriar-se? E que uma palavra latina - accedo - dita a tremer pelo seminarista assustado, será o bastante para conter para sempre a rebelião formidável do corpo? E quem inventou isso? Um concílio de bispos decrépitos, vindos do fundo dos seus claustros, da paz das suas escolas, mirrados como pergaminhos, inúteis como eunucos! Que sabiam eles da Natureza e das suas tentações? Que viessem ali duas, três horas para o pé da Ameliazinha, e veriam, sob a sua capa de santidade, começar a revoltar-se-lhes o desejo! Tudo se ilude e se evita, menos o amor! E se ele é fatal, porque impediram então que o padre o sinta, o realize com pureza e com dignidade? É melhor talvez que o vá procurar pelas vielas obscenas! - Porque a carne é fraca!

Eça de Queirós, in 'O Crime do Padre Amaro'

5 comentários:

Sylvia disse...

Amigo Manuel Marques, claro que tens razao. Uma paz injusta e melhor do que uma guerra justa, ate porque guerra justa e coisa que nao existe. O mundo que descrevi no meu poema e o que me rodeia e que violentou o meu espirito esta semana toda, principalmente na sexta-feira. Aqui, a Guerra e um culto, e bolas, para mim e absurdo. Eu tento a todo o custo proteger-me desta "cultura" de pais hiperdesenvolvido. Prefiro o meu Portugal pequenino e a sua cultura de Paz.
O Crime do Padre Amaro e uma obra fantastica. Grande Post colocaste.

Rosan disse...

esta situação descrita no texto é só mais um dogma que as religiões inventaram, como tantos outros que existem por aí.
quem sabe um dia tudo isso fica para traz.
beijo

JPG disse...

Boas.

Tomei a liberdade de lhe dedicar uma música na minha "tasca".

Abraço.

Graça Pereira disse...

A carne é fraca e o amor é o maior milagre da vida! Pedro, o dicípulo mais chegado a Jesus e por Ele escolhido para ser o primeiro "chefe" da sua Igreja, era casado!
Quem foi que baralhou as voltas todas? Sou católica praticante e sou a favor do casamento dos padres ainda que fosse opcionalmente.
Estou convencida que caminhamos para isso.
Um beijo e boa semana.
Graça

Anónimo disse...

Uma boa escolha, em que retratou o livro " O crime do Padre Amaro!

Uma opção dos homens para demonstrar a castidade de quem espalha a palavra de Jesus.

Creio que os discipulos, eram quase todos casados... e foram eles
que espalharam a palavra DELE!

Se saísse uma lei a autorizar o casamento dos padres e do próprio Papa... gostava de assistir.

A sério!!

Inicio de boa semana.

Beijo.