Seguidores

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tortura .




Tirar dentro do peito a Emoção,
A lúcida Verdade, o Sentimento!
– E ser, depois de vir do coração,
Um punhado de cinza esparso ao vento! ...

Sonhar um verso de alto pensamento,
E puro como um ritmo de oração!
– E ser, depois de vir do coração,
O pó, o nada, o sonho dum momento ...

São assim ocos, rudes, os meus versos:
Rimas perdidas, vendavais dispersos,
Com que eu iludo os outros, com que minto!

Quem me dera encontrar o verso puro,
O verso altivo e forte, estranho e duro,
Que dissesse, a chorar, isto que sinto!!

Florbela Espanca, in "Livro de Mágoas"

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
r disse...

Brevíssima manifestação poética para servir de antítese à melancolia existencial e quase incestuosa do eu lírico de Florbela:

1. Tangar...

2. Poetar:



Pomba branca pomba branca
Já perdi o teu voar
Naquela terra distante
Toda coberta pelo mar
Pomba branca pomba branca
Já perdi o teu voar
Naquela terra distante
Toda coberta pelo mar
Fui criança e andei descalço
Porque a terra me aquecia
E eram longos os meus olhos
Quando a noite adormecia
Vinham barcos dos países
Eu sorria vê-los sonhar
Traziam roupas felizes
As crianças dos países
Nesses barcos a chegar
Pomba branca pomba branca

Depois mais tarde ao perder-te
Por ruas de outras cidades
Cantei meu amor ao vento
Porque sentia saudades
Saudades do meu lugar
Do primeiro amor da vida
Desse instante aproximar
Os campos do meu lugar
À chegada e à partida
Pomba branca pomba branca.

Vasco de Lima Couto

......................
.................
........
...
.
ok, já fui!

angela disse...

Lindo poema.
Quem me dera encontrar o verso puro...
beijos

Belle disse...

Acho lindo quem tem a coragem de colocar p/ fora todo sentimento que corre por dentro do corpo!!!!
Lindo trecho viu!
Amei mesmo Manuel